Notícias Notícias

Voltar

Dia Nacional do Professor - 15/10/2021

 

Você sabia que há mais de 50 (cinquenta) anos foi oficializado o dia 15 de outubro como o “Dia do Professor”, objetivando homenagear os milhões de educadores do país? A data foi oficializada em 1963, através do Decreto Federal no 52.682.

Não é sem razão, pois, que o Projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife vem prestar esta singela, mas importante homenagem a todos esses profissionais que lidam, no cotidiano, com a formação humana crítica, oportunizando aos estudantes serem agentes da transformação social, no alcance da efetiva justiça social, propósito maior de ciências como o Direito, por exemplo. Isso porque o ofício do jurista, aplicador do Direito, possui uma ligação íntima com a justiça, relacionando-se a “saber ser justo” (HERVADA, 2008, p. 63).

Nesse sentido, juristas como os Professores Tobias Barreto de Meneses, Clóvis Beviláqua, Jerônymo Vilella de Castro Tavares, Manoel Netto Carneiro Campelo, Torquato da Silva Castro, Maria Bernadete Neves Pedrosa e Elcias Ferreira da Costa, dentre tantos outros que prestaram relevantes serviços à nossa sociedade, muito reforçaram essa profissão missionária transformadora de ser educador. 

Graças à competência e ao esforço de profissionais como eles, que colaboraram, ao longo de sua trajetória de vida, com a construção da história da Faculdade de Direito do Recife e de toda sociedade brasileira, houve desenvolvimento e transformação social até a chegada de nossos dias atuais – saímos, por exemplo, de um Estado autoritário para um Estado Democrático de Direito. Afinal, como dito por Paulo Freire, que ingressou na Faculdade de Direito do Recife em 1943, bacharelando-se em 1947, Professor e Patrono da Educação brasileira, responsável pela fundação do Serviço de Extensão Cultural e da revista Estudos Universitários (em 1962): “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

 

Aproveitamos, então, a ocasião para parabenizar todos os docentes da Faculdade de Direito do Recife e de todas as instituições de ensino brasileiras, educadores que buscam promover, na sua atuação missionária, a transformação e o progresso social, com zelo, dedicação, responsabilidade e compromisso ao exercício da docência, ainda que em tempos difíceis, a exemplo da pandemia do COVID-19 que ora acomete o mundo. Parabéns, Professores, e rumo a um mundo melhor para todos nós!  

 

Fontes:

BEVILÁQUA, Clóvis. História da Faculdade de Direito do Recife. 2. ed. Brasília, INL, Conselho Federal de Cultura, 1977.

FRAZÃO, Dilva. Paulo Freire: educador brasileiro. Disponível em: https://www.ebiografia.com/paulo_freire/. Acesso em: 05 out. 2021.  

HERVADA, Javier. Lições propedêuticas de filosofia do direito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Dia do Professor. Notícias do Campus, 15/10/2020. Disponível em: https://www.ufpe.br. Acesso em: 05 out. 2021.

________. Lançado número especial da revista Estudos Universitários “Tempos fundantes, tempos presentes: 100 anos de Paulo Freire”. Notícias, 01/10/2021. Disponível em: https://www.ufpe.br. Acesso em: 05 out. 2021.