Notícias Notícias

Voltar

Dia Internacional da Mulher: as bacharelas pioneiras da FDR

 

Neste Dia Internacional da Mulher, o Projeto Memória Acadêmica relembra uma história que nós temos muito orgulho de contar: as primeiras bacharelas em Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil são pernambucanas e se formaram aqui na Faculdade de Direito do Recife!

Estudante exemplar, a Delmira Secundina da Costa foi a primeira mulher a ingressar em um curso de Direito no Brasil, no ano de 1884. Já em 1885, Maria Coelho da Silva Sobrinho e Maria Fragoso Orlando da Silva passaram a fazer parte do corpo discente da FDR. As três obtiveram o grau de bacharel em 1888. A formatura das primeiras bacharelas foi um fato muito comentado em periódicos importantes da época, como o Recife Illustrado e o Diario de Pernambuco.

Já em 1889, foi a vez de Maria Augusta Coelho Meira de Vasconcelos concluir seu curso, iniciado em 1885, somando-se ao seleto grupo das nossas pioneiras!

Você pode aprender mais sobre a história dessas mulheres no artigo “Pioneirismo feminino na Faculdade de Direito do Recife: as primeiras bacharelas em Direito do Brasil”, de autoria de Humberto Carneiro, Manoela Souza e Elizabeth Guimarães. 

Acesse: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/article/view/249541