Notícias Notícias

Voltar

Conheça a trajetória do Professor José Luiz Delgado

 

 

José Luiz Marques Delgado, filho de Aureolina Marques de Souza Delgado e Luiz Maria de Souza Delgado (também Professor de Direito na UFPE e personalidade marcante na história pernambucana do século passado), nasceu no Recife, em 20 de maio de 1946. Sua formação inicial ocorreu no Município de Olinda, onde concluiu o curso primário no Instituto Domingos Sávio em 1956 e, quatro anos mais tarde, finalizou o curso ginasial no Colégio de São Bento. Em 1965, após encerrar os estudos escolares no Colégio Estadual de Pernambuco, na capital, José Luiz Delgado ingressou no curso superior da Faculdade de Direito do Recife. 

Como estudante da FDR, recebeu bolsa de iniciação científica, em 1965, para pesquisa na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito da UFPE. Sua inclinação para o magistério também já se fazia presente nos seus primeiros anos de estudante universitário, tendo atuado, entre 1965 e 1966, como professor de Literatura Brasileira e História do Brasil no curso Pré-vestibular do Curso de Biblioteconomia da UFPE. Ao longo de sua graduação, a preocupação intelectual de José Luiz Delgado se materializou na fundação e direção da Revista “IDEIAS”, periódico estudantil que se dedicava à cultura e que teve 15 números publicados entre os anos de 1967 e 1969. Ao final da graduação, em 1969, recebeu a láurea acadêmica em reconhecimento ao desempenho obtido ao longo do curso.

Além da formação como jurista, o Professor José Luiz Delgado também se graduou, em 1969, no curso de Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Pernambuco. Dentre as funções que desempenhou ao longo de sua carreira, destacam-se a de Assessor da Secretaria Geral da UFPE e a de Assessor Jurídico da Fundação Instituto de Administração Municipal (FIAM), ambas exercidas em 1970, ano em que também foi indicado por Sylvio Loreto para ocupar a vaga de Auxiliar de Ensino de Direito Internacional Privado. Entre 1972 e 1973, cursou o Mestrado em Direito na FDR.

Durante mais de duas décadas, o Professor José Luiz Delgado representou o Centro de Ciências Jurídicas nos Conselhos Superiores da UFPE. Foi Vice-Diretor na gestão de Sylvio Loreto (1984-1988), chegando a exercer, por algumas ocasiões, a função de direção na condição de substituto (1985-1986). Entre 1988 e 1992, assumiu o cargo de Diretor da FDR. Também exerceu a função de Coordenador da Graduação em Direito e Chefe do Departamento de Direito Público Geral e Processual.  

O Professor, durante sua atuação em outras áreas do serviço público, foi agente importante para o registro histórico das cidades pernambucanas no papel de Assessor Jurídico da FIAM, fundação destinada a dar a assistência jurídica aos municípios do interior pernambucano, além de assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente durante o governo de Joaquim Francisco, em 1993. "Gostei muito, pude fazer grandes coisas, como o Espaço Ciência, quando estava na secretaria, uma iniciativa vitoriosa desde 1994", resgata (Diário de Pernambuco, 2020).

Resta claro que sua brilhante formação acadêmica e profissional lhe proporcionou a produção de obras importantes, como exemplo: A Voz das Ruas”, que trata da crise de identidade política atravessada pelo país na primeira metade da década; outras duas obras que estão atreladas à universidade pública e ao resgate da história das cidades pernambucanas; e “Curso de Direito Natural”, obra onde reúne o arcabouço de seus ideais, com a exposição sistemática sobre o Direito Natural. O Professor José Luiz Delgado também publicou recentemente, pela Editora da UFPE, o livro “A Casa de Clóvis e de Andrade Bezerra”, no qual fez uma importante homenagem à Faculdade de Direito do Recife.   

Professor Decano da Faculdade de Direito do Recife, em 2020 completou 50 anos de docência. Após longa trajetória acadêmica, enquanto Professor mais antigo em atividade na UFPE, marcada pelo ensino de Direito Constitucional e de Direitos Humanos, José Luiz Delgado aposentou-se em 2021, aos 75 anos de idade. Aproveitamos a ocasião para parabenizá-lo pela trajetória docente de competência, compromisso e zelo ao serviço público, em especial, no exercício da docência, e agradecer pela dedicação exemplar à Universidade Federal de Pernambuco.

 

Fontes: 

 

Arquivo da Faculdade de Direito do Recife.

 

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Professor José Luiz Delgado completa 50 anos dando aulas na UFPE. Notícia de local. Publicada em 25/05/2020. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2020/05/professor-jose-luiz-delgado-completa-50-anos-dando-aulas-na-ufpe.html. Acesso em: 12 jul. 2021.

 

Página do Instagram do Projeto Memória Acadêmica da FDR (publicação de 11/05/2020). 


SILVEIRA, Allane. UFPE celebra Dia do Servidor Público. Agência de Notícia (Ascom) UFPE, Recife, 28 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/dlhi8nsrz4hK/content/ufpe-celebra-dia-do-servidor-publico/40615. Acesso em: 15 jul. 2021.