Notícias Notícias

Voltar

HC confirma parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Objetivo é ampliar o acesso da população a serviços de saúde, integração e cooperação recíproca entre as instituições

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), confirmou a sua parceria com a Rede de Ecossistemas de Pernambuco (Repe). O assunto foi discutido com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Lucas Ramos, em reunião realizada, ontem (25), no hospital universitário. O superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos, a gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Claudia Marques, e a chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do hospital, Shirley Cruz, participaram do encontro.

Foto: Ailton Pedroza/Secti

Equipes do HC e da Secti discutem termos da parceria

A Repe é definida como um ambiente de integração, de cooperação recíproca, sistêmica, intersetorial e interdisciplinar, formado por pessoas físicas e jurídicas, instituições de ciência, tecnologia e inovação e entidades representativas do setor público, setor acadêmico, setor privado, terceiro setor e outros segmentos da sociedade do Estado de Pernambuco. Esses parceiros buscam atuar diretamente ou indiretamente no campo da pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo inovador com vistas ao desenvolvimento socioeconômico sustentável, alinhando, as suas atividades, iniciativas e projetos.

“Durante o encontro, foi buscado alinhar parcerias visando o desenvolvimento de projetos ligados à inovação e saúde”, disse Luiz Alberto Mattos. Ele explicou que “a ideia é gerar uma colaboração que tenha como principal objetivo as soluções dos problemas que afetam a sociedade. E isso em várias áreas do conhecimento como a saúde e a indústria, por exemplo”. Ele acrescentou que percebe que o HC pode participar de uma forma ativa, como já faz, agregando ainda outros atores, “tornando, dessa forma, Pernambuco como protagonista na área de ciência e da tecnologia.”

O secretário Lucas Ramos afirma que o Governo de Pernambuco e, agora, a UFPE, oferecerão, a partir do HC, um melhor serviço à população pernambucana no que diz respeito ao acesso à saúde. “A ideia é que a partir dessa parceria, essa grande sala de aula, que é o hospital, permita a consulta em dados abertos e produção científica, permitindo, assim, que Pernambuco seja um estado ainda mais competitivo no que diz respeito a saúde”, disse Ramos, ao destacar Pernambuco como o segundo maior polo médico do Brasil. “A iniciativa permitirá um trabalho conjunto de ações compartilhadas, e a utilização de laboratórios em ambientes multifuncionais para encontrarmos as soluções para os problemas que a sociedade e as empresas demandam”, finalizou. 

Participaram também do encontro outros integrantes da Secti: o diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior, Carmelo Bastos, e os gerentes de Formação Superior e Ambiente de Inovação, César Andrade e Alexandre Maciel, respectivamente, além do coordenador-geral de Inovação da UPE, Bruno Carvalho.

Data da última modificação: 26/11/2020, 16:54

Contatos Contatos

Secretaria

Av. Acadêmico Hélio Ramos, 20 Cidade Universitária, Recife – PE CEP: 50740-530

(81) 2126.8397
Livraria
(81) 2126.8930 Fax: (81) 2126.8395

Equipe Equipe

Junot Cornélio Matos
Diretor
2126-8386
Diogo Cesar Fernandes
Vice-Diretor
Artur Ataíde
Editor