Voltar

UFPE lança edital de Ações Afirmativas na Mobilidade Internacional

Inscrições abertas de 08 a 18 de agosto.

Foi realizado hoje (18) o lançamento do Edital do Programa de Mobilidade Internacional – Ações Afirmativas (PMA). O programa oferta bolsas de R$ 20 mil reais para a realização de um semestre de mobilidade acadêmica em uma das instituições parceiras da UFPE na América Latina e destina-se exclusivamente a estudantes de graduação autodeclarados trans, travesti, transexual, intersexo ou transgênero e/ou que ingressaram na UFPE através das vagas reservadas pela Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), especificamente nos grupos L1, L2 e L6. As inscrições devem ser realizadas no formulário on-line disponibilizado abaixo de 08 a 18 de agosto.

O PMA tem o objetivo de garantir o acesso às iniciativas de internacionalização da universidade a mais discentes de graduação da UFPE, através da promoção de ações afirmativas e de inclusão no programa de mobilidade, além de fortalecer a cooperação da UFPE com as instituições da América Latina. Atualmente a UFPE possui convênios com IES da Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.

A mobilidade tem previsão de realização no primeiro semestre de 2023. Estão previstas 21 bolsas, divididas de forma equitativa entre três áreas de conhecimento (a distribuição dos cursos da UFPE dentro dessas áreas está disponível no Anexo IV do edital):

Área 1- Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências da Saúde

Área 2 - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias

Área 3 - Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Lingüística, Letras e Artes

Para participar, além de haver ingressado na UFPE através da Lei de Cotas, dentro dos grupos L1, L2 ou L6 e/ou ser estudante autodeclarado trans, travesti, transexual, intersexo ou transgênero, o discente deve estar regularmente matriculado em disciplinas de um dos cursos de graduação da UFPE no semestre 2022.1; ter concluído ao menos 20% e no máximo 80% de seu curso de graduação no ato de candidatura e não estar em semestre de colação de grau; e possuir média geral igual ou superior a 6,00 (seis). Os discentes selecionados nas primeiras etapas realizarão curso intensivo gratuito de língua espanhola fornecido pela Coordenação de Línguas para Internacionalização (Cling) da UFPE, de caráter classificatório e eliminatório.

Caso o estudante não possua meios de escanear ou digitalizar documentos e enviar a candidatura, poderá agendar um horário na DRI para realizar o procedimento em um dos computadores do setor, devidamente separado para este fim, nos dias 10 a 12 de agosto, através do email secci@ufpe.br.

LANÇAMENTO – O PMA é promovido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), do Gabinete do Reitor, em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), o Núcleo de Políticas e Educação Étnico-Raciais (Núcleo ERER) e o Núcleo de Políticas LGBT da UFPE. O lançamento do edital contou com a participação de representantes destes setores e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), além do reitor, o professor Alfredo Gomes.

“Se nós tivéssemos em uma sociedade onde temos justiça e oportunidades, nós não precisaríamos estar retomando a pauta de políticas afirmativas. É não apenas um compromisso de gestão, mas um imperativo em função da realidade em que nos encontramos. Há muita injustiça, exclusão e preconceito. Precisamos, a partir de instituições como a UFPE sinalizar para a comunidade que temos um papel importante não apenas de fazer o debate sobre estas questões, mas sobretudo de propor iniciativas que possam impactar na vida das pessoas. A gente sabe que a questão da mobilidade não é apenas a questão acadêmica, que é inerente, há também uma imersão cultural que muda muito a perspectiva de mundo. A experiência de vida fora é transformadora, e é isso que esse programa possibilita”, afirmou o reitor.

O Programa foi destacado pelo diretor de relações internacionais, Madson Gois Diniz, como o a ação mais efetiva no âmbito da inclusão e das ações afirmativas adotada pela DRI nos últimos anos e sua importância foi reforçada também pelos representantes do DCE, do Núcleo ERER, do Núcleo LGBT e da PROGRAD.

“É um programa pioneiro que efetiva as políticas afirmativas aqui dentro da UFPE. Esse edital vem sedimentar essa predisposição da universidade de lidar com uma população mais marginalizada, de mudar o olhar em relação a essa população. Sabemos que é um período difícil de cortes orçamentários, e a gestão ter esse compromisso com nossos grupos é muito simbólico, e espero que isso seja repetido outras vezes dentro da universidade, em outros editais. Essas pessoas com certeza vão voltar com uma nova visão de mundo e complementar ainda mais a UFPE”, avaliou Diego Germano, do núcleo LGBT

A Pró-reitora de graduação, Magna Silva, destacou ainda o efeito multiplicador que o PMA possui: “este edital não é só a questão da qualidade da permanência do estudante na universidade, mas da excelência. A gente está dando uma oportunidade internacional para nossos estudantes, para aprofundamento, para conhecimento de outras culturas, para interação com outras pessoas, para conteúdos que eles só vão adquirir na prática. E, quando eles voltarem, com certeza eles vão replicar isso. Essas 21 bolsas irão se multiplicar em muitas, porque eles vão voltar capacitados para discutir as questões que vivenciaram com a comunidade”.

 

Mais informações

Edital  

Relação de Candidatos Classificados

Errata 01, em 11 de agosto de 2022

Formulário de Inscrição 

secci@ufpe.br

Data da última modificação: 27/09/2022, 16:56