Voltar

Programa de Cátedras Franco-Brasileiras lança nova chamada

A iniciativa visa formar parceria entre professores da UFPE e de instituições francesas conveniadas

Estão abertas até 20 de junho de 2023 as inscrições para a nova edição do edital de Cátedras Franco-Brasileiras, que tem como objetivo fortalecer colaborações de excelência pré-existentes e promover novas colaborações entre equipes acadêmicas francesas e brasileiras. A iniciativa objetiva a formação de parcerias entre professores da UFPE e de instituiççoes francesas conveniadas, de modo a promover a acolhida do professor brasileiro na instituição francesa e o professor francês na UFPE, por períodos de 30 a 90 dias. 

O professor da instituição francesa selecionado receberá da UFPE uma bolsa mensal de R$ 10 mil e suas passagens aéreas de ida e volta, em classe econômica, serão financiadas pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França em Recife, assim como o seguro internacional obrigatório. O professor da UFPE receberá um auxílio da instituição francesa que irá acolhê-lo, em valor a ser combinado com a própria instituição, e passagens aéreas de ida e volta, em classe econômica, fornecidas pela UFPE. 

A estadia do professor da instituição francesa na UFPE deverá acontecer até dezembro de 2023 e a do professor da UFPE na instituição francesa deverá acontecer até dezembro de 2024.

São elegíveis para concorrer aos benefícios previstos neste edital:
- professores titulares, associados ou adjuntos com vínculo ativo na UFPE, que tenham idade inferior a 65 anos, e com previsão de aposentadoria posterior à data de sua estadia na França; e - professores franceses que possuam um dos seguintes títulos em sua instituição de origem: “Professeurs des Universités”, “Maîtres de conférences”, “Chargés de recherche”, “Directeurs de recherche”, ou “Pesquisadores”. Não é necessário que o professor da instituição francesa possua nacionalidade francesa.
 

Caso haja interesse do professor brasileiro em formar parceria com um professor de instituição francesa não conveniada será necessário realizar todos os trâmites relativos à formação do convênio entre a UFPE e a instituição de origem do professor na França.

Para candidatar-se, é necessário submeter um dossiê contendo o projeto (incluindo descrição da proposta, cronograma das atividades de ensino e pesquisa, previsão das datas para as estadias na França e Brasil), além de currículos, passaportes e cartas de anuência da chefia do departamento na UFPE e das relações internacionais da instituição francesa. O projeto deve contar, no máximo, dez páginas e pode ser redigido em francês, português ou inglês. O dossiê completo deve ser enviado em arquivo único formato pdf ao e-mail dpq.propesqi@ufpe.br, com o assunto “Cátedra Francesa na UFPE”.

Mais detalhes sobre o projeto e a execução das visitas estão disponíveis no edital, no site da PROPESQI.

 

 

Data da última modificação: 12/05/2023, 11:54