Voltar

Oficina Francisco Brennand seleciona artistas para residências culturais em Recife e na França

Estão abertas até 31 de maio as inscrições das Chamadas Públicas de dois novos projetos de residência artística da Oficina Francisco Brennand.

Residência Cultural 2023 - Recife

Na Residência Cultural 2023, nove bolsistas serão selecionados para participar de convivências e intercâmbios criativos em Recife, entre 14 agosto e 22 de outubro de 2023. A chamada possui abrangência nacional e é voltada para profissionais das artes em suas inúmeras linguagens e transversalidades (visuais, sonoras, corporais, audiovisuais, cênicas, educativas, curatoriais, acadêmicas etc). Os nove selecionados receberão um apoio de R$ 2,5 mil, além de auxílios para hospedagem, transporte e refeições.

A iniciativa parte da ideia de "fruto". É um tema que carrega noções de memória da terra, disseminação dos saberes e reprodução ou transformação da matéria. Esperam-se projetos que ramifiquem, interliguem e transversalizem as linguagens e as práticas, com propostas que abracem as relações de natureza e cultura, território e memória como perspectivas de criação de mundo.

A Residência Cultural terá a artista Lia Letícia como curadora convidada. A partir de sua experiência no campo das poéticas visuais e da educação, ela vai propor uma metodologia de acompanhamento para o grupo, que abrace o caráter coletivo e as singularidades de cada processo criativo a ser desenvolvido.

 

Residência Internacional - Nantes

Na Bolsa Residência Internacional Recife Nantes, um artista da Região Metropolitana de Recife será escolhido para desenvolver um projeto na cidade de Nantes (França), com base na Galerie Paradise, de outubro a novembro de 2023. O selecionado receberá um apoio de 2,5 mil Euros, ofertado em parceria com o Consulado Geral da França no Recife.

Esperam-se projetos interessados nas relações que até hoje permanecem nestes territórios, cidades portuárias com grande presença histórica migratória, posicionadas à beira dos rios Capibaribe e Loire.

 

¿Mais informações

Oficina Francisco Brennand

 

¿

 

Data da última modificação: 16/05/2023, 12:35