Voltar

DRI anuncia novo programa gratuito de mobilidade virtual internacional

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) iniciou a operação na UFPE do programa de mobilidade virtual internacional Espaço de Mobilidade Virtual no Ensino Superior (eMovies), promovido pela Organização Universitária Interamericana (OUI).

O eMovies oferece às instituições de ensino superior participantes uma alternativa aos modelos de mobilidade tradicional na promoção do intercâmbio acadêmico no Ensino Superior, possibilitando que os estudantes cursem gratuitamente disciplinas on-line oferecidas pelas instituições dos 13 países que integram a iniciativa. O programa existe desde 2019 e já disponibilizou mais de 22 mil vagas em 1300 disciplinas.

Através do eMovies, a UFPE poderá não apenas facilitar o acesso dos seus alunos a disciplinas no exterior como também receber matrícula de alunos das universidades parceiras nos cursos ofertados pelos seus docentes. As candidaturas, tanto de estudantes da UFPE quanto estrangeiros, serão tramitadas através da DRI.

“O programa democratiza o acesso à mobilidade internacional, facilitando e ampliando as possibilidades de trocas acadêmicas e culturais. Por outro lado, ele se torna uma vitrine importante pra UFPE, que passa a participar de um catálogo de cursos oferecidos por universidades em todo o continente americano”, afirma Ana Carla Marinato, supervisora do Programa na UFPE.

A operacionalização do programa na UFPE será dividida em duas etapas. No primeiro momento, serão ofertadas vagas em disciplinas ministrados pelos docentes de todos os campi da UFPE aos estudantes estrangeiros. Na segunda fase, será lançado edital regulamentando as candidaturas dos discentes da UFPE interessados em cursar as disciplinas de forma virtual em uma das mais de 100 instituições participantes. As disciplinas podem ser aproveitadas pelo estudante da UFPE, mediante aprovação prévia do coordenador de seu curso.

Os estudantes da UFPE devem aguardar a publicação pela DRI do edital normatizando as candidaturas ao eMOVIES, já que as inscrições não podem ser realizadas diretamente pelo estudante no site do programa, ocorrendo exclusivamente através da DRI. Mais informações serão disponibilizadas em breve. 

POLÍTICA DE MOBILIDADE - A recente adesão da UFPE a programas de mobilidade virtual gerou a necessidade do estabelecimento de políticas específicas para este tipo de intercâmbio. Encontra-se em discussão atualmente uma minuta sobre a política de mobilidade da graduação e pós-graduação que já contém previsões sobre o intercâmbio virtual.

 

Mais informações

international@ufpe.br

Cursos ofertados pela UFPE

E-movies 

 

Data da última modificação: 08/06/2021, 10:07