Departamento de Física

08/01/2021 Colóquio (WEBINAR) Brasil pós-COVID-19: Desafios para a ciência e a inovação - Luiz Davidovich (Instituto de Física da UFRJ, Presidente da Academia Brasileira de Ciências)

Título:

Brasil pós-COVID-19: Desafios para a ciência e a inovação

Coloquialista:

Luiz Davidovich (Instituto de Física da UFRJ, Presidente da Academia Brasileira de Ciências)

Resumo:

A COVID-19 colocou em evidência a relevância da ciência e das instituições de pesquisa, que conseguiram rapidamente redirecionar suas atividades para enfrentar a pandemia, em um trabalho interdisciplinar, produzindo equipamentos e testes, fazendo previsões sobre a dinâmica da pandemia, testando medicamentos, elucidando a população sobre a doença e aperfeiçoando os protocolos hospitalares. Foi marcante também a velocidade com que foram produzidas e testadas diversas vacinas.  Ao mesmo tempo, a pandemia desnudou a vulnerabilidade do modus vivendi da civilização humana e, particularmente, a fragilidade política, social e econômica do Brasil. Neste Colóquio, será enfatizada a marcante contribuição que as instituições de ciência e tecnologia têm dado ao desenvolvimento nacional e serão elencados alguns desafios para a ciência e a inovação no Brasil pós-pandemia, apontando-se obstáculos atuais para o enfrentamento desses desafios e a necessidade de um Projeto Nacional de Desenvolvimento Sustentável nos âmbitos social, econômico e do meio ambiente.

Data, horário e local:

08 de janeiro de 2021, (sexta-feira) 16h

Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

meet.google.com/sky-cmax-gsu

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar de preferência logado com o novo email institucional (@ufpe.br)

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 05/01/2021, 09:39

Contato Contato