Departamento de Psicologia

Notícias Notícias

Voltar

Serviço de Psicologia oferece acolhimento e suporte emocional em tempos de pandemia

Foram realizados 600 teleatendimentos a pacientes internados com Covid-19 e familiares, e mais 106 atendimentos presenciais aos colaboradores do hospital

Foto: Divulgação

Equipe promoveu cuidado da saúde emocional de pacientes e familiares

O Serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da UFPE realizou, no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus, 600 teleatendimentos a pacientes internados com Covid-19 e seus familiares, e 106 atendimentos presenciais dentro do projeto “Plantão Psicológico”, destinado aos colaboradores do hospital universitário, iniciados no mês de abril. O objetivo foi promover o cuidado da saúde emocional por meio do acolhimento, oferta de suporte psicológico e o favorecimento de estratégias de enfrentamento. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os teleatendimentos contemplaram os pacientes que estão internados tanto no BloCO Vida (UTI criada para assistência aos pacientes com Covid-19) quanto na Enfermaria Covid, seus familiares e os casos emergenciais do ambulatório de saúde mental. Já os atendimentos aos colaboradores contemplaram os profissionais de saúde, administrativos e terceirizados. Todos esses atendimentos contaram com a participação dos residentes de Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da instituição. Devido à preparação para a retomada dos atendimentos ambulatoriais, o “Plantão Psicológico” destinado aos profissionais foi encerrado no dia 22 deste mês.

De acordo com a equipe de Psicologia do HC, o teleatendimento foi pensado para os pacientes e para seus familiares que precisaram lidar com a falta do contato devido à possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus. Ainda segundo a equipe, esse não contato entre o doente e a família pode gerar inseguranças, angústias e ansiedade. Já que eles não podiam ter uma escuta presencial, algumas adaptações precisaram ser realizadas para que a equipe pudesse atendê-los da melhor forma possível. Os teleatendimentos entraram em cena e proporcionaram o cuidado e a atenção, mesmo à distância, sendo uma ferramenta bastante favorável e eficaz nesse contexto.

Para o chefe do Serviço de Psicologia do HC, Florentino Guerra, esse trabalho foi muito importante para os pacientes, familiares e colaboradores, tendo um retorno bastante positivo. “As famílias reconheceram e agradeceram muito a atenção que tiveram, foi muito gratificante. Eu parabenizo toda a equipe da Psicologia, principalmente, o grupo que ficou na linha de frente, por esse trabalho que foi tão bem executado”, afirmou.

A realização desses atendimentos foi uma iniciativa do Serviço de Psicologia que tem como uma das premissas de trabalho promover o cuidado às pessoas que estão assistindo aqueles que se encontram em sofrimento, além do cenário da pandemia que em si trouxe um aumento no nível de tensão em toda a sociedade.

Data da última modificação: 27/07/2020, 16:08

Contato Contato

Departamento de Psicologia

9º Andar - CFCH

Fone: 81 2126-8270
Coordenação da Graduação em Psicologia

9º Andar - CFCH

Fone 81 2126-8730
Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
Fone 81 2126-8731
Pós Graduação em Psicologia

7º andar - CFCH

Fone: 81 2126-8271
Pós Graduação em Psicologia Cognitiva

8º Andar - CFCH

Fone: 81 2126-8272

Localização Localização