Departamento de Psicologia

Notícias Notícias

Voltar

HC recebe certificado de Centro de Excelência da Organização Mundial de Alergia

Certificação é concedida aos serviços médicos que se submetem à rigorosa análise técnica desta entidade

A área assistencial de Alergia e Imunologia/Centro de Pesquisas em Alergia e Imunologia (CPAI) do Hospital das Clínicas da UFPE recebeu certificado como Centro de Excelência em Alergia e Imunologia da World Allergy Organization (WAO), a mais importante entidade da especialidade médica. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Esse é um importante reconhecimento que traz uma série de benefícios para os profissionais, residentes, estudantes da graduação e pacientes do HC, como o suporte para pesquisas, maior integração em estudos multicêntricos, realização de programas educacionais e alta capacitação de profissionais, entre outras vantagens”, explica a alergologista do HC e professora do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, Ana Caroline Dela Bianca.

Ana Caroline ressalta a vocação do HC-UFPE para o ensino, a pesquisa e o atendimento à população. “O serviço tem em seu DNA a docência e a pesquisa, pois foi fundado pelos professores do CCM da UFPE, Emanuel Sarinho e Almerinda Rego, e com a colaboração dos também professores José Ângelo Rizzo e Décio Medeiros (atual supervisor da área assistencial de Alergia e Imunologia do HC), eles fizeram o serviço crescer e agregar mais preceptores voluntários e outros docentes ao grupo”, afirma.

“Estamos todos muito orgulhosos, pois representa todo o esforço do grupo no tocante à pesquisa (mais de 100 trabalhos publicados em revistas internacionais qualificadas), ensino (residência, mestrandos e doutorandos), atividades de ensino extramuros e atendimento médico especializado. A Pneumologia, irmanada com a Alergologia também é corresponsável por esse reconhecimento”, destaca o supervisor da Área Assistencial de Pneumologia do HC e professor do CCM da UFPE, José Ângelo Rizzo.

A WAO está presente em mais de 100 países por meio de sociedades nacionais e regionais afiliadas, enquanto a certificação para centros de excelência é concedida aos serviços médicos que se submetem à rigorosa análise técnica desta entidade. No Brasil, mais dois outros centros possuem certificado: a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto da Criança da Universidade de São Paulo (USP). 

O certificado tem validade de dois anos, sendo necessária reavaliação para manutenção do título. “Esperamos que, com este reconhecimento internacional, possamos contar cada vez mais com o apoio da UFPE e do Hospital das Clínicas para seguirmos realizando atendimentos de qualidade, ensino e pesquisas relacionadas à especialidade”, completa Ana Caroline Dela Bianca.

A conquista se soma aos certificados obtidos em 2020 da Global Allergy and Asthma European Network (GA²LEN): o UCARE referente ao atendimento de pacientes com urticária crônica, e o ADCARE, referente ao atendimento de dermatite atópica.

 

 

 

 

Data da última modificação: 09/02/2022, 15:48

Contato Contato

Departamento de Psicologia

9º Andar - CFCH

Fone: 81 2126-8270
Coordenação da Graduação em Psicologia

9º Andar - CFCH

Fone 81 2126-8730
Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
Fone 81 2126-8731
Pós Graduação em Psicologia

7º andar - CFCH

Fone: 81 2126-8271
Pós Graduação em Psicologia Cognitiva

8º Andar - CFCH

Fone: 81 2126-8272

Localização Localização