Departamento de Fonoaudiologia
O Departamento
O curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco tem como objetivo formar um profissional generalista, humanista e reflexivo, capaz de se situar criticamente em relação às outras áreas do saber que compartilham de sua formação e atuação.
Este profissional deverá compreender, analisar e sistematizar teorias do campo preventivo, clínico-terapêutico, de aperfeiçoamento e da prática fonoaudiológica, prevenindo, avaliando, diagnosticando e tratando os seus distúrbios nas áreas de Audição, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Saúde Coletiva.
Destaques
Livro organizado por professora da UFPE é lançado abordando traumas or...
Evento ocorrerá na sexta-feira (16), às 14h, no Auditório Alice Figueira do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip...
Projeto da UFPE busca construir soluções para diagnóstico rápido e ter...
O projeto é coordenado pelo professor Wellington Pinheiro dos Santos, do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE
Projeto de extensão cria método para estimular fala de crianças com TE...
O Notícias do Campus conferiu o projeto, na Clínica de Fonoaudiologia da UFPE
Labimo-UFPE oferece tratamento para “língua presa”para crianças de Rec...
Notícias do Campus confere a iniciativa e conversa com os responsáveis
Eventos
IV Simpósio Brasil-Japão
No dia 5 de agosto, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe a visita do diretor do Institute of Ocean Energy (IOES), da Universidade de Saga, professor Yasuyuki Ikegami, especialista em energia renovável, mais especificamente no uso de energia térmica do oceano para geração de energia elétrica em ilhas remotas através de tecnologia Otec (sigla que vem do inglês Ocean Thermal Energy Conversion, que significa conversão de energia térmica oceânica). Aproveitando sua visita, será promovido o “IV Simpósio Brasil-Japão: Tecnologia Otec e Sustentabilidade da Ilha de Fernando de Noronha”, no mesmo dia, das 9h às 17, no auditório principal do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg), no Campus Recife da UFPE. Inscrições e programação do evento estão disponíveis neste link.
Segundo o professor Armando Shinohara, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE, um dos objetivos da visita do professor Ikegami será divulgar e debater a tecnologia Otec, tema bastante atual e importante devido ao aquecimento global, o qual o IOES possui mais de 50 anos de experiência. Ele destaca que a UFPE visa realizar um estudo conjuntamente com o instituto para implantar essa tecnologia na Ilha de Fernando de Noronha.
A Ocean Thermal Energy Conversion (Otec) é uma tecnologia que utiliza a diferença de temperatura entre a água quente da superfície do oceano e a água fria das profundezas para gerar eletricidade pelo ciclo Rankine, Ciclo Uehara. Essa fonte renovável e confiável não emite gases de efeito estufa e pode contribuir para a redução da dependência de combustíveis fósseis em Fernando de Noronha.
SIMPÓSIO - Neste IV Simpósio Brasil-Japão serão discutidos tópicos como energia, meio ambiente, materiais avançados, engenharia oceânica, ensino, e formação de RH de alto nível visando a implementação da tecnologia Otec e da sustentabilidade da Ilha de Fernando de Noronha, contando com a participação de pesquisadores e representantes de universidades e centros de pesquisa brasileiras e japonesas, empresas, especialistas de ambos os países envolvidos, e de autoridades brasileiras e japonesas. A UFRPE e o IFPE são parceiros da UFPE na organização do evento.
O primeiro Simpósio Brasil-Japão foi realizado em 2008, na UFPE, em comemoração ao primeiro centenário da imigração japonesa no Brasil, e abordou temas sobre energia (eólica, biomassa, elétrica, nuclear, biocombustível), meio ambiente e materiais avançados de forma ampla, com o objetivo de obter e discutir informações atuais sobre programas governamentais e de iniciativa privada, com perspectivas de abrir novos canais de cooperação internacional de interesse estratégico entre as instituições japonesas e brasileiras. O segundo simpósio foi realizado também na UFPE, em 2010, abarcando temas sobre energia (eólica, biomassa, elétrica, nuclear, biocombustível), meio ambiente e materiais avançados, e engenharia naval. O terceiro foi em 2018 com novos temas, como tecnologia de construção naval, bioma caatinga, tecnologias de gesso, desenvolvimento sustentável, além de língua e cultura japonesa, e formação de recursos humanos de alto nível através de programas como Project Based-Learning (PLB).
https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/dlhi8nsrz4hK/content/iv-simposio-brasil-japao-ocorre-em-agosto-na-ufpe-com-participacao-do-diretor-do-ioes-universidade-de-saga-do-japao/40615
Agenda de Eventos
Recursos: Agenda de Eventos
Data de início: 5 de Agosto de 2024, 09:00
Data de término: 5 de Agosto de 2024, 17:00
Localidade: UFPE, Recife - PE