Departamento de Ciências Farmacêuticas

Navegação Navegação

UFPE promove campanha de testagem para a comunidade acadêmica nos três campi

A testagem contra a covid-19 ocorrerá nos dias 28 deste mês e 1º de março, após os festejos de Carnaval

Nos dias 28 deste mês e 1º de março, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará nos três campi, uma campanha de testagem contra a covid-19, voltada para pessoas da comunidade acadêmica que apresentem sintomas sugestivos para a doença ou em contato próximo direto com pessoa adoecida. A campanha incentivada pelo Grupo de Trabalho institucional de enfrentamento à Covid-19 abrangerá estudantes a partir de 12 anos, servidores (professores e técnicos administrativos) e terceirizados com intuito de proteção coletiva e individual.

O vice-reitor Moacyr Araújo, coordenador do GT Covid da UFPE, destaca que as campanhas realizadas na instituição no combate à covid-19 têm forte adesão da comunidade universitária, demonstrando o compromisso de todos com a coletividade. E destaca que a UFPE no cenário nacional assume grande protagonismo na realização de testes com excelência, além da agilidade no resultado, que nos momentos de recrudescimento da pandemia fizeram enorme diferença na condução de políticas públicas nos municípios pernambucanos.

A testagem, sem a necessidade de agendamento prévio, terá a seguinte programação:

28/02 – Campus Recife – das 9h às 11h
Local: Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG)
Referência: 1º andar do prédio da Dine, acesso pela rampa, próxima à Casa do Estudante Masculina da UFPE

1º/03
Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru – das 9h às 11h
Local: Sala H5 – Bloco H – setor Matemática
Referência: próximo à cantina (café), descer a rampa e virar à direita
Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão – das 14h às 16h
Local: Laboratório de Urgência e Emergência (Bloco B)
Referência: próximo ao bloco dos laboratórios

DOCUMENTOS - Para a testagem, é necessário apresentar documento de identificação.

EQUIPE - A ação é incentivada pelo Grupo de Trabalho de Combate à Covid-19 da UFPE, através da atuação da equipe do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG), responsável pela triagem, coleta, processamento das amostras e emissão dos resultados.

COLETA - A coleta de material será realizada através de swab nasal ou nasofaríngeo para testagem molecular com a técnica de RT-PCR, quando recomendado pelo setor de triagem.

RESULTADO – O resultado será fornecido através do endereço eletrônico disponibilizado no dia da ação pelos comunitários participantes da ação. Em geral, são disponibilizados em até 48 horas.

TESTAGEM - A UFPE mantém desde o início da pandemia o serviço de testagem institucional, através de formulário eletrônico. Neste momento, o serviço tem previsão de funcionamento nas segundas e quintas-feiras no Campus Recife e, às quartas-feiras, nos Centros Acadêmicos do Agreste e da Vitória.

O serviço de teleconsulta relacionada a síndromes gripais e Covid-19 da UFPE também continua em funcionamento, com agendamento de atendimento com profissionais de saúde via formulário eletrônico

Grupo de Trabalho de Combate à Covid-19 da UFPE

diretrizesconvivencia@gmail.com