Sobre Sobre

CB - Centro de Biociências

O Centro passou a ser denominado Centro de Biociências conforme decisão do Conselho Universitário em sessão extraordinária no dia 09 de novembro de 2015, processo nº 23076.22.771/2010-50, aprovada por unanimidade e publicada no Boletim 103/2015. A mudança está baseada no parecer nº 08/2015 (favorável) do conselheiro José Thadeu Pinheiro. 

CCB - Centro de Ciências Biológicas

O Centro de Ciências Biológicas teve início como Instituto de Biociências para o qual, a princípio, foi criada uma comissão provisória de estruturação, composta pelos professores: Dr. Marcionilo de Barros Lins – Presidente (Setor de Bioquímica); Dr. Hélio Bezerra Coutinho (Setor de Histoquímica); Dr. Moacyr Carneiro Leão (Setor de Biofísica); Dr. Dárdano de Andrade Lima (Setor de Botânica, Ecologia e Zoologia); Dr. Geraldo Mariz, como coordenador de História Natural da antiga Faculdade de Filosofia; Dr. Mota Barbosa, representante do Setor de Biologia da área de Geociências; e Dr. Aluízio Bezerra Coutinho.  

Foram criados então sete Departamentos: Biologia Geral, Genética e Patologia Geral e Experimental (Chefe: Professor Aluízio Bezerra Coutinho); Bioquímica (Chefe: Professor Marcionilo de Barros Lins); Biofísica (Chefe: Professor Moacir Carneiro Leão); Histoquímica e Histofisiologia Geral e Morfogênese (Chefe: Professor Hélio Bezerra Coutinho); Botânica (Chefe: Professor Geraldo Mariz); Zoologia (Chefe: Professor Geraldo Almeida); e Ecologia (Chefe: Professor Dárdano de Andrade Lima).  

Uma vez estruturado o Instituto de Biociências teve como primeiro diretor, em 1969, o Dr. Marcionilo de Barros Lins. Em 1972, por decreto, foram criados Centros Acadêmicos, passando o Instituto a ser denominado e estruturado como Centro de Ciências Biológicas (CCB) na UFPE.  

Atualmente, o CCB está composto por 10 Departamentos: Anatomia, Antibióticos, Botânica, Biofísica e Radiobiologia, Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia, Genética, Histologia e Embriologia, Micologia e Zoologia.

Missão 

Formar recursos humanos, preservar, gerar e difundir conhecimentos para a compreensão e conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.