Notícias Notícias

Voltar

Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação consolida parceria com empresa de eficiência energética

Startup Insoleon nasceu dentro do Departamento de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação

No último dia 29, foi realizada a assinatura simbólica do primeiro projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) de uma startup incubada do Polo Tec: entre a Insoleon, empresa de eficiência energética nascida dentro do Departamento de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação, e o professor Márcio Evaristo, do mesmo departamento. Fruto do plano de sustentabilidade financeira do Polo Tec, esse projeto é o primeiro movimento concreto da retroalimentação de recursos financeiros para a UFPE a partir do desenvolvimento e amadurecimento das startups incubadas na Universidade.

Foto: Anderson Lima

Evento ocorreu no Auditório João Alfredo, na Reitoria

Para Leonardo Burle, gestor de tecnologia da startup Insoleon, o contrato marca a consolidação de um longo trabalho. “É fundamental essa aproximação das empresas privadas com a academia”, afirmou Burle, lembrando que a Insoleon contou com muito apoio dos professores. “Nosso objetivo é melhorar os processos energeticamente para torná-los mais eficientes”, explicou. “Sentimos necessidade, na empresa, de ter uma aproximação com a academia para trazer os conceitos que são estudados e aplicá-los no mundo prático”, completou o executivo de tecnologia da Insoleon, André Caldas.

O professor Márcio Evaristo ressalta que o mais importante é a conexão que está havendo entre as empresas e a Universidade. “Muitos professores do curso de Automação e Controle vieram do mercado, inclusive eu, já com essa ideia de que era muito importante preparar o aluno para a demanda do mercado e não apenas com um viés acadêmico”, destacou. “O curso é sempre atualizado para propiciar as tecnologias mais recentes aos alunos para que eles possam se inserir. A universidade existe para formar profissionais que consigam melhorar a sociedade”, disse.

O reitor Alfredo Gomes comemorou o convênio para o fortalecimento do processo de pesquisa e inovação. “Essa ação coloca os estudantes que estão envolvidos nas startups em movimento, em atividade de criação e de inovação de forma mais permanente. Isso consolida a parceria da Universidade com a economia criativa”, disse o reitor.

Data da última modificação: 13/07/2021, 18:12

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização