Notícias Notícias

Voltar

Egressa da pós-graduação em Engenharia Aeroespacial da UFPE publica artigo no periódico Ceramics International

Estudo aborda o desenvolvimento de catalisadores para sistemas de propulsão de nanosatélites

A pesquisadora Thayanne Serpa da Silva Bispo, egressa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGEA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), publicou o artigo “Synthesis and stoichiometric optimization of cobalt-manganese oxide nanocatalysts for decomposition of the green monopropellant H2O2, no periódico Ceramics International, classificado como revista A1 no Qualis/Capes. 

O texto sobre desenvolvimento de catalisadores para sistemas de propulsão de nanosatélites é fruto da dissertação de mestrado de Thayanne, que teve como orientador o professor Bráulio Silva Barros, do curso de Engenharia de Materiais do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE. Assina como segundo autor do artigo o graduando em Engenharia Mecânica Victor Veloso Assunção, que é ex-bolsista de iniciação científica do grupo de pesquisa SupraMMat, também supervisionado pelo professor Bráulio.

O estudo aborda o desenvolvimento de nanocatalisadores eficientes e sustentáveis para a decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2), que é considerado um monopropelente verde. Ao entrar em contato com um catalisador adequado, ele se decompõe de maneira instantânea em vapor de água e oxigênio. 

Essa mistura, considerada ambientalmente amigável, é capaz de gerar o empuxo necessário para o deslocamento de pequenos satélites. Por isso, a decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2) tem aplicações promissoras em sistemas de propulsão de pequeno porte, usados principalmente para fazer o posicionamento e as correções de órbita durante a vida útil de nanosatélites.

Durante a realização da pesquisa, observou-se que os nanocatalisadores cerâmicos de cobalto-manganês tiveram um alto desempenho na decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2), demonstrando uma atividade catalítica superior à dos catalisadores tradicionais. Além disso, a otimização estequiométrica permitiu aumentar a estabilidade e a durabilidade desses nanocatalisadores, tornando-os uma opção viável para aplicações práticas. 

Os resultados promissores desta pesquisa podem ter implicações significativas na indústria aeroespacial, melhorando a eficiência dos sistemas de propulsão e reduzindo o impacto ambiental associado ao uso de propelentes convencionais. Espera-se que essa descoberta estimule novas investigações e avanços na área de nanocatalisadores para aplicações de decomposição de propelentes verdes.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial
(81) 2126.3143 (WhatsApp institucional)

ppgea@ufpe.br

Data da última modificação: 06/06/2023, 17:02

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização