Estudante de Arquitetura e Urbanismo vence 29º Prêmio Jovem Cientista

O estudante Célio Henrique Rocha Moura, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ganhou o 1º lugar no 29º Prêmio Jovem Cientista: Inovações para a Conservação da Natureza - na categoria Ensino Superior. A pesquisa de iniciação científica “Os valores naturais das Unidades de Conservação do Recife: mata de Dois Irmãos e mata do Engenho Uchôa”, orientada pelos professores Onilda Gomes Bezerra e Joelmir Marques da Silva, venceu na categoria Ensino Superior. O resultado  foi divulgado ontem (30) em Brasília.

A globalização e o crescente desenvolvimento urbano das cidades têm contribuído para a degradação ambiental. Em sua pesquisa, o estudante Célio Moura analisou as relações socioespaciais e de gestão das Unidades de Conservação do Recife, a partir da identificação dos seus atributos naturais peculiares, que lhes conferem valores patrimoniais e atestam sua significância. O estudante foi contemplado com uma bolsa de mestrado e um prêmio de R$ 18 mil.

De acordo com o estudante, ainda há resquícios de mata atlântica e de fragmentos florestais nas grandes cidades, mas cada vez mais eles sofrem riscos devido à urbanização. No Recife, 30% do território é formado por fragmentos florestais e unidades de conservação. “Nosso objeto de estudo é sempre a cidade”, afirmou o aluno, em entrevista ao Canal Futura . “Buscamos entender por que as relações nesses espaços florestais estão tão hostis e introduzir as populações das comunidades no modelo de gestão”, explicou.

“Estamos todos de parabéns por esse prêmio que Célio traz para a Universidade Federal de Pernambuco, especialmente para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo e para o Laboratório da Paisagem. Segundo o presidente do CNPq, este ano o número de pesquisas submetidas bateu o recorde”, afirmou o professor Joelmir Marques da Silva, pesquisador do Laboratório da Paisagem da UFPE e do grupo de pesquisa do CNPq “Conservação do patrimônio natural”.

HISTÓRIA - O Prêmio Jovem Cientista visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. Instituído em 1981, o prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a primeira instituição federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação e pioneira na concessão de prêmios no Brasil. O prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho.

Data da última modificação: 08/11/2018, 16:30