Equipe de Arquitetura vence concurso nacional de projetos sobre o Museu Nacional

Exercício tem caráter educacional extracurricular e não tem intenção de execução profissional

Uma equipe formada pelos estudantes e recém-formados do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Adeiton Feitosa, Bárbara Barbosa, Esdras Alberto e Rafaela Teti conquistou o 1º lugar em um concurso nacional de projeto promovido pela Plataforma Modo. O concurso convocou projetos sobre um anexo ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, destruído em um incêndio em setembro de 2018. Os estudantes recebem um prêmio de R$ 2,5 mil.

A Modo é uma plataforma de concursos de ideias voltada para estudantes e jovens arquitetos com até três anos de formação. “Desenvolvemos competições sobre temáticas pertinentes que são representadas pelos participantes em forma de solução arquitetônica com o intuito de estimular a criatividade e exercitar a habilidade de projeto. As propostas submetidas e a temática apresentada fazem parte de um exercício de caráter educacional extracurricular e estas não têm, em nenhum tempo, qualquer intenção de execução profissional”, explicam os organizadores.

O anexo do Museu Nacional tem o intuito de ser uma estrutura que funcione como apoio para o desenvolvimento de atividades que eram realizadas pela comunidade científica no espaço do museu e, também, como depósito temporário e laboratório para recuperação dos artefatos. O objetivo do desafio proposto desta vez foi solucionar a demanda de espaços qualificados para recuperação do acervo e abrigar as obras recuperadas do incêndio, devolvendo à população a memória viva da cultura.

Data da última modificação: 11/03/2019, 12:09