Notícias Notícias

Voltar

Professor Renato Athias apresenta filme no Festival Internacional de Documentário de Melgaço

Docente também participa de duas sessões no Curso de Verão do MDOC, organizado pela Fundação Jean Rouch e World Cultural Diversity

O Laboratório de Antropologia Visual (LAV) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participa do Festival Internacional de Documentário de Melgaço (MDOC), em Portugal. O evento, que vai até sexta-feira (6), tem o objetivo de divulgar o cinema etnográfico e social, refletir com os filmes sobre identidade, memória e fronteira e contribuir para um arquivo audiovisual sobre o território.

O filme “As Palavras Encantadas dos Hupd’äh da Amazônia – Mestres de Saberes Narrados por Renato Athias”, produzido pela produtora World Cultural Diversity e dirigido pela realizadora franco-iraniana Mina Rad, está participando do Prémio Jean-Loup Passek, promovido pelo Museu de Cinema de Melgaço, concorrendo a um troféu e a um prémio de 3 mil euros para o melhor longa-metragem internacional.

Na sexta-feira (6), o professor Renato Athias participa de duas sessões no Curso de Verão do MDOC, organizado pela Fundação Jean Rouch e World Cultural Diversity. A primeira sessão, às 10h (horário de Portugal), será sobre “Entre o Enquadramento e a Memória - Os Arquivos Etnográficos e as noções de representação na Antropologia Visual” e contará com a presença de Mina Rad, que promove o Festival International du Film Documentaire Après Varan, e Renato Athias, que realiza o Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife. A outra sessão, às 14h, será o debate em torno de uma rede de rede de festivais de filmes etnográficos e formação partilhada on-line.

Os participantes discutem os arquivos de fotografias e de filmes como fragmentos das memórias enraizadas no peso de anos da experiência em campo. “Os documentários realizados a partir desses arquivos procuram trazer memórias e representações ao público em geral, mediadas pela edição e pelas narrativas em primeira pessoa. As histórias vividas e o trabalho de campo saem do seu contexto e são veiculadas pela narrativa de um documentário. O espectador pode ver, sentir e imaginar as experiências de quem produziu o arquivo etnográfico. Os investigadores podem reviver essas experiências no terreno ao contarem memórias provocadas pelo arquivo”, explica o professor.

Data da última modificação: 02/08/2021, 19:31

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links