Notícias Notícias

Voltar

Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade promove seminários a partir desta sexta (9)

A conferência de abertura, nesta sexta (9), às 13h30, será com a diretora de pesquisas do CNRS (França), Irène Bellier

A partir desta sexta-feira (9) o dia 4 de dezembro, o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade (Nepe/UFPE) vai promover, mensalmente, os Seminários do Nepe | Experiências Etnográficas nas Américas: olhares sobre trajetórias, aprendizagens e fazeres, eventos que vão contar com a participação de pesquisadoras para falar de suas trajetórias de vida e refletir sobre as aprendizagens e engajamentos resultantes das experiências etnográficas vivenciadas. A conferência de abertura, nesta sexta (9), às 13h30, será com a antropóloga, diretora de pesquisas do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS, França) Irène Bellier. As inscrições e programação completa estão no link do evento. 

Semestralmente, o Nepe/UFPE organiza seminários para debater as pesquisas de seus membros e de integrantes de grupos de pesquisa parceiros e, nos próximos meses, a série de debates vai ter como fio condutor as reflexões do núcleo acerca do fazer de pesquisa e ação no campo acadêmico. 

Para esse conjunto de seminários se juntaram à organização pesquisadoras de grupos que são parceiros no projeto Justiça e Direitos dos Povos Indígenas (Justice and Indigenous Peoples Rights - Justip), vinculadas ao Laboratoire d’Anthropologie des Institutions et des Organisations Sociales (Laios) de École des hautes études en sciences sociales (EHESS - Paris, França) e ao Réseau de recherche et de connaissances relatives aux peuples autochtones (Dialog - Quebec, Canadá). 

Também são parceiras na construção do seminário pesquisadoras da Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges (Abia) o Laboratório de Estudos sobre Ação Coletiva e Cultura (LACC/UPE) e o Programa de Pesquisa sobre os Povos Indígenas do Nordeste (Pineb/UFBA).

O seminário vai contar com participantes que têm origens e campos de trabalhos diversos, que falam de diferentes países da América como o Brasil, Colômbia, Canadá e Equador. Nesse movimento, as pesquisas são agrupadas em grupos temáticos sobre Etnografias de transmissão de saberes e conhecimentos; Etnografias dos corpos, das emoções e do cuidado; Etnografias dos museus e das artes; Etnografias do confronto e da resistência; Etnografias das grandes obras; Etnografias com movimentos de mulheres e jovens; Etnografias dos movimentos indígenas na incidência internacional.

Data da última modificação: 22/10/2020, 10:31

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links