Notícias Notícias

Voltar

Grupo Populus, da UFPE, promove curso para pessoas em situação de rua

Este curso tem sido coordenado pela pesquisadora Patrícia Marília Félix da Silva, doutora em Sociologia pela UFPE, integrante do Populus/NEEPD

O Grupo de Estudos Pobreza, Trabalho e Lutas Sociais (Populus), vinculado ao Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD) da UFPE, está promovendo um curso direcionado a pessoas em situação de rua, intitulado “Pobreza, Trabalho e Lutas Sociais: Pessoas em Situação de Rua no Brasil”. O curso tem sido realizado por convite da Pastoral do Povo da Rua - Recife, ministrado nas dependências de sua sede, na Igreja de Santa Cecília, no bairro da Boa Vista, no Recife. A Pastoral é uma instituição que tem desenvolvido um trabalho de acolhimento, preparação para o mercado de trabalho e formação política com atuações práticas em espaços político-institucionais, como fóruns, conselhos, comitês e audiências públicas.

Foto: Divulgação

Curso é ministrado na Igreja de Santa Cecília, no bairro da Boa Vista

De abril a agosto deste ano, foi ministrado o Módulo I: “Lutas Sociais e Formação do Estado Brasileiro”. Em setembro, foi iniciado o Módulo II: “Política Nacional para a População em Situação de Rua”. O curso está planejado para ser ministrado em 40h, às quartas-feiras. Este curso tem sido coordenado pela pesquisadora Patrícia Marília Félix da Silva, doutora em Sociologia pela UFPE, integrante do Populus/NEEPD, que desenvolve pesquisas sobre a população em situação de rua e o mundo do trabalho há vários anos.

O NEEPD está vinculado diretamente ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE. O Grupo Populus, por sua vez, está integrado ao NEEPD, que é coordenado pelo professor Michel Zaidan Filho.

Esta atividade resulta do princípio abraçado pelo NEEPD de priorizar ações extensionistas, para que haja um intercâmbio de experiências e saberes entre a Universidade e a população em geral. Tal prática, além de propiciar reflexões teórico-metodológicas sobre o fazer científico, contribui para a atuação política dos indivíduos. 

Neste caso, afirmam os coordenadores do curso, as discussões empreendidas neste curso têm contribuído para que as pessoas em situação de rua compreendam com maior complexidade e elementos sua própria realidade e, desse modo, possam ter maior apropriação de seus direitos e empoderamento para reivindicá-los.

Mais informações
Grupo Populus
populus.gp@gmail.com
Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD) 
neepdufpe@gmail.com

Data da última modificação: 05/10/2021, 15:06

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links