Notícias Notícias

Voltar

Governo do estado apresenta protótipos de inovação em políticas públicas, fruto de parceria com Departamento de Ciência Política da UFPE

Coordenação do projeto é do professor Ernani Carvalho, do DCP

Diversos órgãos do Governo de Pernambuco apresentaram ontem (16) protótipos de produtos destinados a alavancar políticas públicas nas áreas de educação, saúde, saneamento e renda. O evento ocorreu no auditório do Porto Digital e é um dos marcos do projeto “Novos Olhares: Desvendando a Avaliação de Políticas Públicas sob o Lócus Tecnológico”, parte do Programa de Extensão Tecnológica para o Governo (PET-GOV), lançado pela Usina Pernambucana de Inovação, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti-PE) com apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). O projeto “Novos Olhares” é fruto de parceria entre a Usina Pernambucana de Inovação e o Departamento de Ciência Política da UFPE, sob coordenação do professor Ernani Carvalho.
 
Foto: Divulgação
Dalson Figueiredo (à esq), da UFPE, participou da apresentação
 

Equipes formadas por servidores da Compesa, Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentaram, ao todo, quatro protótipos. O primeiro, “Piloto de Metodologia de Análise dos Projetos de Trabalhos Técnico-Sociais em Obras” (Compesa), destina-se a monitoramento de um total de 14 obras de saneamento de valor somado de R$ 3 milhões. “Avaliação da Implementação da Política Nacional de Imunização (PNI) em Pernambuco” (TCE) implementa instrumentos quantitativos e qualitativos para descobrir as causas do declínio da cobertura vacinal no estado ao longo dos últimos seis anos.

 
Já o protótipo “Educação em Foco” (MPPE) visa a construção de dashboard congregando dados sobre educação, desempenho escolar, repasse de recursos, e outros indicadores, para auxiliar o monitoramento pelos promotores do MPPE da política educacional no Estado. Por fim, “Índice de Gestão da Qualidade do Programa Chapéu de Palha” (Seplag) objetiva mensurar a contribuição do programa na melhoria da qualidade de vida da população beneficiada, construindo um índice geral baseado em três componentes: gastos per capita, eficácia dos cursos e acesso da população a serviços básicos.
 
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO – Segundo o professor Ernani Carvalho, o projeto “Novos Olhares” se destina a “inovar no tratamento de processos de avaliação, unindo conhecimento teórico de ponta a uma dinâmica de operacionalização pautadas por novas tecnologias e metodologias”. Ao final do projeto, os servidores participantes deverão apresentar produtos e soluções comprometidos em aumentar o bem-estar social e em contribuir com o desenvolvimento local e regional.
 
Na avaliação dos participantes do evento, essa meta mostra sinais de progresso. “Esperamos aproximar a academia dos órgãos do governo através do PET-GOV”, disse, na ocasião, Bruno Nunes, professor da UPE-Salgueiro, supervisor de estratégia para inovação na Secti-PE e membro da Usina Pernambucana de Inovação. “Vimos hoje como o incentivo à inovação no setor público pode se traduzir em produtos que irão melhorar a qualidade de vida das pessoas”, complementou.
 
Os 20 alunos do projeto “Novos Olhares” cursaram cinco módulos ministrados por professores da UFPE: Políticas Públicas (professor Ernani Carvalho), Avaliação de Políticas Públicas: teoria e prática (professora Mariana Batista), Elaboração de Indicadores Sociais e Open Policy Analysis (professor Dalson Figueiredo), Técnicas Quantitativas de Avaliação de Políticas Públicas (professor Maurício Assuero) e Redes Sociais e Políticas Públicas (professor Rafael Mesquita). Após a apresentação dos protótipos nesta segunda-feira, os produtos de cada órgão seguem para execução. A finalização dos produtos é prevista para agosto.
 
Mais informações
Professor Ernani Carvalho
Data da última modificação: 17/05/2022, 13:49

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links