Notícias Notícias

Voltar

Conversa historiada recebe autor do livro Arquitetura espacial da plantation açucareira no Nordeste do Brasil

A obra é fruto da tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em História da UFPE

O programa Conversa Historiada de hoje (29), às 19h, recebe o professor José Marcelo Marques Ferreira Filho (UFRPE), autor do livro “Arquitetura espacial da plantation açucareira no Nordeste do Brasil (Pernambuco, século XX)”, publicado recentemente pela Editora UFPE. A obra é fruto da tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em História da UFPE, sob a orientação da professora Christine Dabat.

Na conversa, o historiador vai abordar as relações que envolvem uma das mais antigas atividades econômicas realizadas no Brasil, a produção açucareira. O que caracteriza os sistemas do plantation no século XX? Quais as relações de trabalho e violências presentes? Como podemos pensar os impactos ambientais dentro de uma perspectiva histórica? Esses e outros debates estarão presentes no programa.

No livro, o autor, que fez graduação e mestrado em História também na UFPE e hoje é professor da UFRPE, aponta que os trabalhadores de engenhos de açúcar na Zona da Mata pernambucana foram, ao longo do século XX, privados de sua liberdade e confinados psicológica e espacialmente como partes da cadeia de produção da plantation açucareira.

O projeto de lives Conversa Historiada é conduzido pelo professor Henrique Nelson, doutor em História pela UFPE, onde integrou a linha de pesquisa Norte e Nordeste no Mundo Atlântico. Nelson é pesquisador da história do trabalho no período colonial, sobretudo para a Capitania de Pernambuco no século XVIII. Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq (Pibic-UFPE) durante a graduação, onde realizava as pesquisas de História junto ao Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. Além das pesquisas, dedica-se à docência no Ensino Superior e também à qualificação de professores nos cursos de formação e de pós-graduação lato sensu.

Data da última modificação: 29/09/2020, 15:55

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links