Comissão de Ética da UFPE divulga balanço das atividades deste ano

CET realizou 58 reuniões formais em sessões ordinárias ou extraordinárias

A Comissão de Ética (CET) da UFPE, administrativamente ligada ao Gabinete do Reitor, divulgou o balanço de suas atividades ao longo deste ano. Entre as ações destacam-se as reuniões, realizadas em formato remoto no contexto da pandemia da Covid-19; a customização do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) para adequação aos processos da comissão; a atualização do Código de Ética da UFPE; e o fortalecimento da comunicação.

Adequada às condições possíveis do trabalho remoto, a CET realizou 58 reuniões formais em sessões ordinárias ou extraordinárias. Além disso, houve diversos encontros, cursos, seminários, campanhas e demais ações a que foi convidada ou atuou em colaboração.

A apuração dos processos éticos manteve o seu curso. Para atender plenamente às peculiaridades e aos princípios desses processos, o Sipac foi customizado. Os ajustes, que asseguram a lisura e o caráter sigiloso dos processos éticos, foram concluídos no último trimestre deste ano e resultam da articulação da Comissão de Ética junto ao Gabinete do Reitor e à Superintendência de Tecnologia de Informação (STI). A ação garante que todos os processos éticos em tramitação sejam migrados de meios físicos para eletrônicos, sem prejuízos às suas devidas etapas.

Outro importante feito deste ano é o aprimoramento do Código de Ética da UFPE, que teve atualização aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), no dia 27 de setembro. O documento foi publicado na edição do Boletim Oficial da UFPE de 15 de outubro e entrou em vigor no dia 1º de novembro.

A comunicação também teve destaque. Em conformidade com os princípios de publicidade, transparência e participação, a CET, junto à Diretoria de Comunicação (Dircom), vem aprimorando suas ações de comunicação direcionadas à comunidade universitária e à sociedade em geral, com o intuito de divulgar as atribuições e competências da Comissão de Ética. Essas ações visam a difundir os princípios elencados no Código de Ética da UFPE e outras normativas, fortalecendo uma cultura ética institucional. Confira a Nota de Fim de Ano – CET 2021 completa.

Data da última modificação: 22/12/2021, 18:57