Notícias do CE Notícias do CE

Nupit oferece cursos gratuitos sobre Cultura de Células e Citometria de Fluxo para graduandos e pós-graduandos

Estudantes da área de saúde e afins devem ter projeto de pesquisa relacionado ao tema abordado

O Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit-SG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em uma iniciativa dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (Lamps), está com inscrições abertas até sexta-feira (29) para dois cursos para os futuros usuários: Cultura de Células e Citometria de Fluxo. Ambos são gratuitos e certificados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Os cursos, com parte teórica remota e parte prática presencial, são destinados a pós-graduandos e graduandos na área de saúde e afins que estejam com projeto de pesquisa relacionado ao tema abordado.

Com 40 horas, o curso “Citometria de fluxo: fundamentos teóricos, protocolos e aplicações para a comunidade acadêmica” oferece 20 vagas e será realizado de 22 de novembro até 3 de dezembro. Os principais tópicos são: Fundamentos e aplicações em Citometria de Fluxo; Protocolos de processamento de amostras -marcação de superfície e intracelular; Técnica de CBA para dosagem de citocinas; e Análise de dados utilizando o software FlowJo. O público-alvo são discentes dos programas de pós-graduação na área da saúde e alunos dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia e áreas afins. É pré-requisito ter cursado a disciplina de Imunologia Básica.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail citometria.nupitsg@ufpe.br informando: nome, endereço, telefone para contato, instituição de ensino, curso/período, programa de pós-graduação, orientador, título do projeto, se possui experiência prévia em citometria de fluxo. Além disso, será exigida cópia do comprovante de vacinação da covid-19 (incluindo as duas doses), cópia de documento oficial com foto e carta de intenção (informando as aplicações da citometria de fluxo na sua pesquisa, data de início e término do projeto e assinatura do aluno e do orientador). Ao término, os participantes deverão realizar prova teórica e prática, bem como cumprir frequência mínima de 80% para obtenção do certificado.

Também com 40 horas, o curso “Aspectos fundamentais, boas práticas e técnicas aplicadas ao cultivo de células” oferece 20 vagas e será realizado de 9 a 17 de dezembro. Os principais tópicos são: Introdução à cultura de células; Boas práticas e técnicas utilizadas no cultivo celular; Células mononucleares do sangue periférico (PBMC); Tipos de contaminação em cultura de células; Controle de qualidade; e Aplicações do cultivo celular na área da saúde. O público-alvo são discentes dos programas de pós-graduação na área da saúde e alunos dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia e áreas afins. É pré-requisito ter cursado a disciplina de Citologia.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail cultura.nupitsg@ufpe.br informando: nome, endereço, telefone para contato, instituição de ensino, curso/período, programa de pós-graduação, orientador, título do projeto, se possui experiência prévia em cultura de células. Além disso, será exigida a cópia do comprovante de vacinação da covid-19 (incluindo as duas doses), cópia de documento oficial com foto e carta de intenção (informando as aplicações da cultura na sua pesquisa, data de início e término do projeto e assinatura do aluno e do orientador). Ao término, os participantes deverão realizar prova teórica e prática, bem como cumprir frequência mínima de 80% para obtenção do certificado.

Data da última modificação: 27/10/2021, 18:09

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto