Notícias do CE Notícias do CE

UFPE tem 85 integrantes no ranking dos 10 mil principais cientistas do mundo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conta com 85 integrantes no ranking dos 10 mil principais pesquisadores relacionados no World Scientist and University Rankings 2021. Com isso, a UFPE ocupa 17ª Colocação no Brasil e 21ª na América Latina. No âmbito latino-americano, o Brasil figura com 7.656 pesquisadores, ocupando a 1ª colocação na região.

O World Scientist and University Rankings 2021 é um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais.

Desenvolvido pelos professores Murat Alper e Cihan Döger, o ranking usa os valores totais e dos últimos cinco anos do índice i10 e mostra a classificação de um cientista individual por 12 assuntos – Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito / Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e outros.

O ranking inclui quase 200 países, mais de 11.900 universidades e quase um milhão de acadêmicos. Na América Latina, foram avaliadas 543 instituições, estando a USP em primeiro lugar, com 2.134 pesquisadores.

Data da última modificação: 27/10/2021, 16:37

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto