Notícias do CE Notícias do CE

Professor Ferdinand Röhr recebe título de Professor Emérito da UFPE

A proposta de concessão do título a Ferdinand Röhr partiu do reitor Alfredo Gomes

O professor Ferdinand Röhr, do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação (CE), recebe o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em sessão solene de outorga a ser realizada, no dia 1º de dezembro, às 15h, no Auditório do CE, no Campus Recife. A homenagem é um reconhecimento à sólida carreira acadêmica do docente, responsável por expressivas contribuições ao ensino, à pesquisa e à extensão na área da Educação. A solenidade será restrita para convidados e terá transmissão pelo canal da UFPE no YouTube.

Ferdinand Röhr é alemão e nasceu em 14 de abril de 1951. Possui graduação em Pedagogia e Matemática pela Rheinisch-Westfälisch Technische Hochschule Aachen (Alemanha, 1978) e Doutorado em Pedagogia pela Rheinisch-Westfälisch Technische Hochschule Aachen (Alemanha, 1985). Foi professor da UFPE, de 1986 a 2017, período no qual coordenou 21 projetos de pesquisa concluídos e financiados por meio de editais públicos, publicou/organizou quatro livros e teve 21 capítulos de livros publicados, 70 trabalhos completos publicados em anais de congressos e 42 resumos publicados em anais de congressos.

Também participou, como membro efetivo, de 53 bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de 11 bancas examinadoras de tese de doutorado e de 19 bancas examinadoras de concurso público para o magistério superior. Orientou 36 dissertações de mestrado e oito teses de doutorado. Ministrou 99 disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, sendo 24 disciplinas distintas.

Foi diretor do Centro de Educação da UFPE (1996-96), vice-coordenador da Pós-Graduação (1991-92), coordenador da Pós-Graduação (1992-96), coordenador de cursos de pós-graduação Lato Sensu (1994-94 e 1994-95), coordenador de núcleo na Pós-Graduação (1991-92), membro do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (1989-92) e membro do Colegiado da Pós-Graduação (1987-2017).

Contribuiu significativamente para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e para a difusão da reflexão epistemológica e filosófica sobre a Educação. Como coordenador e vice-coordenador do então Mestrado em Educação, contribuiu para o processo de ampliação das linhas de pesquisa e o fortalecimento da pesquisa na Região Nordeste. É cofundador do Núcleo de Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Notabilizou-se pela elaboração de uma teoria própria da Educação, a Teoria da Multidimensionalidade da realidade, do homem e da Educação. A partir dessa teoria, constituiu um marco no debate educacional ao apresentar e defender o entendimento de que a Educação possui um objeto epistêmico próprio.

O professor ainda participou da organização e da fundação dos Encontros de Filosofia da Educação do Norte e Nordeste (EFENN), evento bienal dedicado ao intercâmbio das pesquisas realizadas nessas regiões. Atualmente, vários de seus ex-orientandos ocupam cátedras nas universidades federais do Nordeste.

TÍTULO – A proposta de concessão do título de Professor Emérito a Ferdinand Röhr partiu do reitor Alfredo Gomes, quando ainda era diretor do CE, e teve aprovação do Conselho Departamental do Centro de Educação. A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, no último dia 9 de setembro.

Data da última modificação: 19/11/2020, 16:46

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto