Notícias do CE Notícias do CE

Painel em homenagem a Paulo Freire ocupará fachada do Centro de Educação

O tema foi aprovado em reunião do Conselho Departamental, em fevereiro

O Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Campus Recife, vai ganhar, em breve, um novo painel de grafite em sua fachada, em substituição ao anterior. A obra prestará homenagem ao patrono da educação brasileira, Paulo Freire, que completaria cem anos este ano. O tema foi aprovado em reunião do Conselho Departamental, em fevereiro. O conselho é formado pelos chefes de departamento, coordenadores de curso de graduação e pós-graduação, coordenação da biblioteca, representação de estudantes e técnicos e também pela direção do CE.

As discussões sobre o tema começaram, no mês de maio, com reuniões que tiveram à frente uma comissão composta por professores do centro vinculados à Cátedra Paulo Freire e ao Centro de Estudos Paulo Freire. Ao longo do processo, uma estudante também passou a integrar a comissão, e foi realizada uma reunião contando com a participação de vários alunos para levantamento do universo vocabular, que comporá a arte. A proposta se encontra nos trâmites institucionais para construção do mural ainda este mês.

De acordo com a diretora do CE, Ana Lúcia Félix, o painel anterior, pintado há oito anos, apresentava um desgaste natural provocado pela exposição ao sol e à chuva. “A ação do tempo vai desgastando a pintura externa, como os grafites em geral, e eles sofrem com essa ação do tempo. Então, nós vínhamos analisando a possibilidade de fazer essa mudança”, explica a professora. “Este ano, com o mote do Centenário Paulo Freire, nós [Conselho Departamental e Diretoria] unimos as duas coisas”, completa.

A nova pintura será assinada pelo grafiteiro, arte-educador e publicitário Teo Armando, cujo nome foi escolhido pela comissão de membros da Cátedra e do Centro de Estudos Paulo Freire. Ele se descreve, em seu perfil no Instagram, como um “olindense e apaixonado pela cultura pernambucana”.

A ideia central é representar o pensamento de Paulo Freire, que foi professor da UFPE. Como parte do processo criativo, o artista visitou o local, acessou materiais sobre Freire, participou de reuniões e recebeu uma “teia de palavras” que define o homenageado na visão de integrantes da comunidade acadêmica do centro. O protótipo do painel está em fase de elaboração.

A professora Ana Lúcia Félix ressalta que, no futuro, outros painéis, com outras temáticas e outros artistas, poderão ser pintados na fachada do CE, mantendo vivas a cultura do centro e as suas representações sociais.

Data da última modificação: 15/10/2021, 18:32

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto