Notícias do CE Notícias do CE

Voltar

Flávio Brayner recebe título de Professor Emérito da UFPE na próxima sexta-feira (20)

Sessão solene de outorga acontece às 19h, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) concede o título de Professor Emérito ao docente Flávio Henrique Albert Brayner, do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação (CE). A sessão solene de outorga acontece na próxima sexta-feira (20), às 19h, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife. A solenidade atenderá às diretrizes institucionais, com apresentação do passaporte vacinal e uso de máscara.
 
A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em reunião extraordinária realizada no dia 25 de abril. Brayner é professor aposentado da UFPE, além de pesquisador, historiador, filósofo e escritor. Possui graduação em História pela UFPE (1979), mestrado em História pela UFPE (1985) e doutorado em Sciences de L'éducation pela Université Paris V-René Descartes, França (1993). Também tem pós-doutorado em Sciences de L’éducation pela Université Paris VIII-Saint Denis, França (2000).
 
Flávio Brayner tem larga experiência profissional. Como pesquisador, suas linhas e projetos de pesquisa versam sobre teoria e história da educação. Sua produção inclui publicação de livros, artigos científicos, textos em jornais de notícias e revistas. Já participou de quase uma centena de bancas de defesa de dissertação de mestrado e tese de doutorando, sendo orientador em várias delas.
 
Ao longo de sua carreira, também assumiu cargos na gestão pública na área da educação. Paraibano, Flávio Brayner recebeu o título de Cidadão Pernambucano, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) em 2021. Ele também recebeu, por três anos distintos, a menção honrosa no prêmio Antônio de Brito Alves, concedido pela Academia Pernambucana de Letras, e o Prêmio Nélson Chaves de Teses sobre o Norte-Nordeste do Brasil, concedido pela Fundação Joaquim Nabuco, Ministério da Cultura. Confira outras informações sobre a trajetória do professor aqui. 
Data da última modificação: 17/05/2022, 16:06

Contatos Contatos

Coord. Pedagogia
Coordenadora: Bruna Bezerra
Coord. Licenciaturas
Coordenadora: Adriana Silva / Vice: Lívia Suassuna
Coord. Setorial de Extensão
Coordenadora: Raylane Navarro / Vice: Viviane de Bona
Coord. Administrativa
Morgana Marques
Coord. Infraestrutura
Yves Lima
Gerência de Infraestrutura
Gustavo Kleber Pinto
Gerencia de Finanças e Compras
Maria Isabel Teófilo

Equipe Equipe

Diretora
Ana Lúcia Félix
Vice-Diretora
Tatiana Araújo
Assistente de Direção
Karla Reis Gouveia
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Direção
Thais Noberto

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco