Notícias do CE Notícias do CE

CAA recebe exposição sobre bicentenário da Independência do Brasil

A mostra ficará até o dia 28 de fevereiro

Fotos, textos, materiais gráficos e artefatos estão presentes na mostra

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe a exposição “Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022): outros sentidos”. A mostra, que já passou pelo Campus Recife e pelo Centro Acadêmico de Vitória (CAV), tem visitação gratuita até o dia 28 de fevereiro, no Núcleo de Ciências da Vida (NCV), de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Exposição já passou pelo Campus Recife e pelo CAV

A mostra tem como objetivo apresentar uma visão plural sobre o tema, problematizando a ideia de independência comumente associada ao 7 de setembro e seu impacto na vida de pessoas com deficiência, mulheres, crianças, negros, ciganos, indígenas e pessoas LBGTQIA+. A exposição, que é dividida em quatro núcleos (textos, iconografias, esculturas e artefatos), não fica limitada ao marco temporal, dialogando também com o tempo presente ao se voltar para as relações entre diferentes comunidades que ainda lutam por emancipação.

A exposição “Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022): outros sentidos” tem curadoria das professoras Raylane Navarro Barreto e Viviane de Bona. A iniciativa tem promoção da Coordenação Setorial de Extensão do Centro de Educação (CE) e apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), também do CE, e do Portal do Bicentenário. Além da exposição presencial, o material da mostra pode ainda ser apreciado de forma on-line, a partir do site da exposição virtual.

Data da última modificação: 25/01/2023, 15:35

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto