Notícias do CE Notícias do CE

Abertura oficial do Pibid e do PRP da UFPE 2020 acontece amanhã (29)

Evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

A abertura oficial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da UFPE 2020 será realizada, amanhã (29), às 10h, com apresentações e palestra. O evento será on-line, com transmissão no canal da UFPE no YouTube.

Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o evento é voltado a estudantes e docentes das licenciaturas envolvidas nos programas, professores da educação básica e demais interessados. Trata-se da cerimônia oficial de abertura do Pibid e PRP na Universidade, que iniciaram suas atividades no dia 14 deste mês.

A programação de abertura terá a participação de gestores, apresentações sobre os programas e palestra com o tema “As licenciaturas em tempos de pandemia: ensino remoto e perspectivas”, da professora Ariane Norma de Meneses Sá, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Pibid e o PRP ampliam articulações entre teoria e prática na formação de futuros professores da UFPE. Eles contribuem para a inserção dos estudantes na realidade das escolas públicas desde os semestres iniciais (primeira metade dos cursos), com o Pibid, até os semestres finais (segunda metade dos cursos), com a Residência Pedagógica.

As ações propiciadas pelos programas, além de contribuírem para a construção da profissionalidade docente por meio de vivências significativas, configuram-se em motivação e estímulo para os estudantes, contribuindo para auxiliar na redução da evasão, além de fortalecer a integração entre a UFPE e as Secretarias de Educação estadual e municipais por meio das escolas parceiras.

Na edição de 2020, participam, ao todo, 806 pessoas. No Pibid, são 330 estudantes, 22 professores da UFPE, 33 professores da educação básica e uma coordenadora institucional, que é a professora Liliane Carvalho, do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação (CE), do Campus Recife. Já no PRP, são 360 estudantes, 22 professores da UFPE, 36 professores da educação básica e uma coordenadora institucional, que é a professora Cristiane Rocha, do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Há ainda uma técnica em Assuntos Educacionais, Juliana Andrade, que dá suporte a ambos os programas.

Os alunos da UFPE vinculados aos programas são de 17 cursos de graduação, cujos professores inscreveram subprojetos para participar, conforme lista a seguir:

Geografia: Francisco Kennedy e Priscylla Karoline de Menezes;
Biologia: Bruno Gomes;
Educação Física: Henrique Gerson Kohl e Tereza França;
História: Arnaldo Szlachta;
Língua Inglesa: Ricardo Barreto Filho;
Língua Espanhola: Cristina Corral, Imara Benfica e Fabiele Sottil;
Expressão Gráfica: Thyana Galvão e Sandra Melo;
Filosofia: Érico Oliveira e Junot Matos;
Letras-Português: Suzana Cortez, Emanuel Silva, Ricardo Postal e Sônia Virgínia Pereira;
Física-Licenciatura (Recife e CAA): Alexandre Rodrigues, Ernesto Rodriguez, Katia Rodrigues, João Eduardo Fernandes Ramos e Marcio Heraclyto Miranda;
Matemática-Licenciatura (Recife e CAA): Airton Temistocles de Castro, Edelweis José Barbosa, Jaqueline Aparecida Santos, José Dilson Cavalcanti, Paula Bellemain, Simone Queiroz e Valdir Santos Júnior;
Química-Licenciatura (Recife e CAA): Ana Paula Freitas, Bruna Bezerra, Daniela Na-varro, Flavia Vasconcelos, José Ayron Lira dos Anjos, Marília Gabriela Guedes e Ri-cardo Silva;
Pedagogia/Alfabetização (Recife e CAA): Maria Joselma Franco, Petronildo Silva, Janayna Lima, Rafaella Lima, Sylvia de Chiaro, Tícia Cassiany Cavalcante e Wilma Sousa.

Confira a programação completa do evento de abertura

10h – Mesa de abertura dos programas Pibid e PRP
(Reitor, Prograd, DGA, Coordenação de Apoio Acadêmico, Coordenação do Pibid, Coordenação do PRP, representantes parceiros)

10h30 – Apresentação do Pibid e PRP da UFPE – professoras Cristiane Rocha e Liliane Carvalho