Voltar

UFPE lamenta falecimento do professor aposentado Nicodemos Teles de Pontes Filho

Até abril deste ano, ele era diretor do Centro de Ciências da Saúde e vice-reitor substituto da Universidade

Faleceu na madrugada de hoje (18) o professor aposentado da UFPE Nicodemos Teles de Pontes Filho, que exerceu, até abril deste ano, as funções de diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e de vice-reitor substituto da instituição. Como gesto de reconhecimento, o reitor Alfredo Gomes decretou luto oficial por três dias na Universidade e, na comunidade acadêmica, muitas foram as manifestações de lamento e gratidão pela relevância da atuação do professor Nicodemos na Universidade. O professor deixa cinco filhos e dois netos.

O Centro de Ciências Médicas – Faculdade de Medicina do Recife e a Coordenação do Curso de Medicina da UFPE compartilharam nota manifestando profundo pesar pelo falecimento do professor, “baluarte da Medicina pernambucana, entregou-se de corpo e alma à vida universitária desde os tempos de estudante”. 

Para o ex-reitor Anísio Brasileiro, Nicodemos “tinha qualidades essenciais a um homem público e gestor, como a competência, o espírito público, o bem querer à instituição e a lealdade”. Para a professora Vânia Pinheiro, com quem Nicodemos dividia a direção do CCS, “ele era uma pessoa do bem, gentil e atencioso com todos, sem distinção e foi um excelente colega e um grande amigo, exercendo liderança com parcimônia e lucidez”.

CARREIRA – O professor Nicodemos Teles de Pontes Filho possuía graduação em Biomedicina (Universidade Federal de Pernambuco, 1975), e Medicina (Universidade de Pernambuco-UPE, 1983), especialização em Patologia de Ultraestrutura (Universidade de Keio, Tóquio-Japão, 1984). 

Foi professor titular de Anatomia Patológica do Departamento de Patologia do CCS/UFPE (2007), assumiu a direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPE) por dois mandatos, participou da criação do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), tendo sido chefe do Setor de Patologia do Laboratório. 

Também foi vice-reitor substituto e membro da Câmara de Assuntos Estudantis, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia (mestrado), vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia (mestrado), diretor de Assuntos Estudantis da então Pró-Reitoria Comunitária e chefe do Departamento de Patologia. Foi paraninfo e professor homenageado de várias turmas do CCS e do Centro de Biociências (CB).

Data da última modificação: 18/06/2020, 17:31