Voltar

Professores da UFPE tornam-se acadêmicos da Academia Pernambucana de Ciências

Entre os 13 novos acadêmicos da Universidade está o vice-reitor Moacyr Araújo (CTG) e a pró-reitora Carol Leandro (CAV)

A Academia Pernambucana de Ciências (APC) tem 17 novos acadêmicos, dos quais 13 são professores da UFPE. O novo grupo foi apresentado durante reunião on-line, realizada no último sábado (11), e já integra oficialmente a academia. Agora, a APC atinge seu número máximo: 100 membros. Desse total, 57 são professores da UFPE, entre ativos e inativos.

A APC “congrega cientistas de todas as áreas de ciências de Pernambuco”, explicou o presidente da academia, José Antônio Aleixo da Silva, professor do Departamento de Ciência Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Assim, a APC busca contribuir com o desenvolvimento do Estado e do país por meio do conhecimento científico, cuja importância é central na sociedade. Entre as ações estão eventos, palestras e elaboração de documentos. A academia foi fundada em 7 de janeiro de 1978, no Recife, por Valter da Rosa Borges.

“A quantidade expressiva de pesquisadores da UFPE que foram indicados para a Academia Pernambucana de Ciências confirma, mais uma vez, a relevância da nossa Universidade na produção científica do Estado de Pernambuco, nacionalmente e até internacionalmente”, ressaltou o vice-reitor da UFPE e novo membro da APC, professor Moacyr Cunha de Araújo Filho, do Departamento de Oceanografia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). “É um motivo de muito orgulho ver que a UFPE está muito bem representada entre os cientistas, os acadêmicos da Academia Pernambucana de Ciências”, completou.

Além do vice-reitor, os novos acadêmicos vinculados à UFPE são Ranilson de Souza Bezerra (CB); Carol Virginia Góis Leandro (CAV e atual pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE); Francisco de Assis T. de Carvalho (CIn); Isabel Cristina Sobreira Machado (CB); José Fernando Thomé Jucá (CTG); Judith Kelner (CIn); Marcus Andre Barreto Campelo de Melo (CFCH); Maria Tereza dos Santos Correia (CB); Paulo Roberto Freire Cunha (CIn); Renata Cimões Jovino Silveira (CCS); Severino Alves Junior (CCEN); e Maria de Fátima Pessoa Militão de Albuquerque (CCS).

A escolha dos acadêmicos é feita pelo Comitê Científico, composto por sete membros. São considerados aspectos presentes ao currículo Lattes, como titulação, experiência, atuação profissional, conhecimentos adquiridos, entre outros. 

A cerimônia de posse dos novos membros está prevista para acontecer durante a Semana Nacional de Ciência a Tecnologia (SNCT), em outubro, mas, devido à pandemia do novo coronavírus, ainda não há confirmação sobre o evento.

Mais informações
Facebook da Academia Pernambucana de Ciências 

Data da última modificação: 14/07/2020, 16:54