Voltar

Professora do Departamento de Nutrição fala sobre boa alimentação em meio à pandemia de Covid-19

Edigleide Maria Figueiroa Barretto aborda a higienização de alimentos, a culinária como hobby e seus benefícios para a saúde mental

O avanço da pandemia do novo coronavírus modificou a rotina de muitas pessoas, com isso, os hábitos alimentares também podem sofrer alterações. Devido ao aumento na demanda de tempo destinado a trabalho remoto e/ou atividades de casa, dúvidas sobre como se alimentar corretamente neste período, que cuidados tomar para que as refeições sejam feitas de forma nutritiva, segura e saudável podem surgir.

Uma alimentação saudável é benéfica tanto para o aspecto físico como mental, uma pessoa que se alimenta corretamente possui mais disposição para realizar suas atividades diárias. Por isso, mesmo no período do isolamento, é importante ter uma boa alimentação, destaca a professora Edigleide Maria Figueiroa Barretto, do Departamento de Nutrição da UFPE.

Segundo Edigleide, uma alimentação saudável, na prática, é composta por macronutrientes e micronutrientes, de maneira equilibrada. Sendo os macronutrientes carboidratos (pães, massas, raízes, tubérculos etc.), proteínas (carnes, ovos, leite e algumas leguminosas) e os lipídios (gorduras e óleos de origem animal e vegetal). Os micronutrientes são as vitaminas e os sais minerais, presentes, principalmente, em frutas, legumes e verduras de modo geral. Vale ressaltar a importância das fibras para o funcionamento do intestino, por isso consumir alimentos como verduras, frutas, cereais integrais e algumas raízes, que são essenciais. Portanto, uma alimentação que contenha todos esses grupos de forma balanceada pode ser considerada saudável.

MENOR CUSTO – Diante da importância da temática, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, em parceria com o Departamento de Nutrição (DN) e o Laboratório de Nutrição Experimental e Dietética (LNED), produziu o “Guia para alimentação de ‘menor custo’ e estilo de vida saudáveis em período de distanciamento social pela Covid-19”. O material apresenta informações nutricionais para melhoria da função imunológica, orientações para a manutenção de hábitos saudáveis, alimentação e a Covid-19, além de receitas práticas de algumas preparações e orientações para a prática de atividade física e estilo de vida saudável durante o distanciamento.

Outro ponto fundamental para a manutenção da boa alimentação são as boas práticas de higienização de alimentos. Os cuidados com o pré-preparo e preparo de alimentos são fundamentais para controlar a contaminação, evitando problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo inadequado dos alimentos. 

HOBBY – “A culinária nos faz compreender o significado da saúde, favorece o resgate das tradições familiares, promove a autoconfiança, ajuda a aliviar o estresse, desenvolve a criatividade, ativa a memória e a capacidade de concentração, proporciona satisfação, melhora a capacidade de organização. É um momento de terapia que beneficia a saúde mental.", pontua a professora.

Seguindo a perspectiva de ver a culinária como alternativa de lazer, alívio de estresse e que proporciona momento de união entre famílias, o projeto “Fluir com a Vida” da Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), elaborou uma coletânea para registrar a produção culinária de técnicos e docentes, bem como suas memórias afetivas acerca dessas experiências que tornam a convivência com a pandemia menos desafiadora. Àqueles que se interessarem, o “Fluir com a Vida” continua a receber receitas por meio do clube@ufpe.br. O objetivo é que novas coletâneas sejam feitas.

Data da última modificação: 02/06/2021, 08:51