Voltar

Pesquisa da UFPE convoca voluntários para avaliar disfunção respiratória e musculoesquelética pós-Covid-19

Os pacientes serão monitorados por seis meses e as avaliações ocorrerão mensalmente, de forma gratuita

Pesquisa desenvolvida no Laboratório de Inovação Instrumental e Desempenho Físico-Funcional do Departamento de Fisioterapia da UFPE está convocando voluntários que já tiveram a Covid-19 para avaliar e rastrear a presença de alterações da função respiratória, cardiovascular e musculoesquelética, verificando os impactos na capacidade funcional e qualidade de vida. Os pacientes serão monitorados por seis meses e as avaliações ocorrerão mensalmente, de forma gratuita.

Os voluntários, maiores de 18 anos, serão submetidos a abordagens de diversas dimensões, com avaliações específicas, por uma equipe de pesquisadores treinados, de modo a identificar problemas funcionais precocemente. Ao final das avaliações, os pacientes receberão um laudo e, dependendo de cada caso, podem ser encaminhados para tratamento fisioterapêutico. Os interessados devem ligar ou mandar mensagem pelo WhatsApp para o número (81) 98292.6804 para agendamento.

A pesquisa “Avaliação da função pulmonar, capacidade funcional máxima e qualidade de vida em indivíduos após acometimento pela Covid-19: Um estudo transversal” envolve, também, alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, e será em parceria com os Laboratórios de Fisioterapia Cardiopulmonar (Lacap), de Cinesioterapia e Recursos Terapêuticos Manuais (Lacirtem), de Inovação Instrumental e Desempenho Físico-Funcional (Lindef), como também o Programa de Reabilitação Cardíaca. Respondem pela pesquisa as professoras Armele Dornelas de Andrade, Daniella Cunha Brandão, Shirley Lima Campos, Maria das Graças Rodrigues Araújo e Shirley Lima Campos.

Data da última modificação: 02/09/2020, 17:20