Voltar

Live marca início da segunda temporada de debates sobre Capoeira na UFPE

Em encontro que ocorreu no último sábado (18), professor da UFPE recebeu duas figuras importantes do esporte no Estado

No último sábado (18) o professor Henrique Kohl, ligado ao Departamento de Educação Física (DEF) da UFPE, recebeu Antônio Nóbrega e mestre Zumbi Bahia para um bate-papo via live no YouTube sobre capoeira em Pernambuco. O encontro reafirmou uma importante teia relacional de práticas sociais que seguem relacionando-se com a riqueza da capoeira e outros elementos da cultura popular brasileira.

Mestre Zumbi Bahia é uma das mais importantes figuras da capoeira em Pernambuco. Após chegar no estado em 1979, ele abriu a Escola Boi Castanho de Capoeira, em Casa Forte. Ainda no ano de 1979, ele se juntou a Antônio Nóbrega para escrever o cordel “História da Capoeira no Recife” e dar outras contribuições para o potencial transformador do esporte. Mais de 40 anos depois, Kohl materializou um reencontro entre referências da cultura popular brasileira, uma vez que cada um seguiu caminhos distintos.

CAPOEIRA COM A UFPE – A conversa também marcou a abertura da segunda temporada do projeto de extensão “Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas”, uma série de lives que ocorrerá todas as quintas-feiras, das 20h às 21h30. Elas vão de 23 deste mês a 10 de dezembro, e podem ser vistas no canal do professor Henrique Kohl no YouTube. 

A segunda temporada de projeto de extensão, que é ligado ao DEF-UFPE, contará com conversas com diversas personalidades importantes para a capoeiragem não só em Pernambuco, mas no Brasil todo; além de professores-pesquisadores e praticantes da capoeira. Alguns nomes confirmados são mestre Barrão-Axé Capoeira (PE), mestre Petuti-Zuavos (AL), mestre Sanhaço-Muzenza (UFMA), mestre Burguês-Muzenza (RJ) e contramestre Zó-Axé Liberdade (PE), entre outros. A programação completa e outras informações podem ser obtidas no Instagram oficial do projeto. 

NEPEX ENTREVISTA – A partir do dia 10 de agosto, terá início também a segunda temporada do Nepex Entrevista. A iniciativa é outro projeto de extensão dos professores Henrique Kohl e Denis Foster, ligados ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Artes Marciais, Modalidades Esportivas de Combate, Lutas e Capoeira (Nepex). Assim como o “Capoeira com a UFPE”, esse projeto funcionará através de promoção de encontros no canal oficial do professor. Os encontros vão acontecer todas segundas-feiras, das 20h às 21h30, de 10 de agosto a 18 de outubro.

São ações-reflexões-novas ações que, de fato, buscam contribuir de alguma maneira com a expansão de ações-reflexões-novas ações de ensino, pesquisa e extensão abrigadas institucionalmente pela UFPE. Para isso, o professor irá receber estudiosos e praticantes de diversas artes marciais do Brasil e mundo.

Entre os nomes confirmados estão os professores Bianca Miarka (UFRJ), mestre Bruno Follmer (University of Victoria, Canadá), Michel de Paula Soares (PPGAS/USP), Nathalia Duarte (Nepex-UFPE), mestre Lu Lobato (Nepex-UFPE) e Marcelo Alberto de Oliveira (USP-UFPR). A programação completa e outras informações podem ser obtidas no Instagram oficial do projeto. 

Mais informações 
Professor Henrique Kohl

profhenriquekohl@hotmail.com

Professor Denis Foster
foster.denis@hotmail.com

Data da última modificação: 20/07/2020, 16:35