Voltar

Live da Ascom de amanhã destaca projeto de enfrentamento e cuidado da obesidade

A entrevistada é a coordenadora pedagógica do EcoaSUS-PE, professora Nathália Souza, do curso de Nutrição do CAV

O projeto “Enfrentamento e cuidado da obesidade no âmbito do SUS em Pernambuco” é o destaque da live de amanhã (16), às 16h, no Instagram da Ascom. A jornalista Vitória Galvão conversa com a coordenadora pedagógica do EcoaSUS-PE, Nathália Souza, que é professora do curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV).

O objetivo do projeto é avaliar, nos próximos dois anos, a organização da atenção nutricional e a gestão das ações de alimentação e nutrição no âmbito da atenção básica, assim como desenvolver e avaliar uma intervenção educativa com profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (eNASF). A iniciativa atende a demanda do Ministério da Saúde e foi aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), junto com mais 22 projetos, cada qual sendo realizado em um estado do país.

Com ênfase na prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade e gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), além dos eixos de formação e pesquisa, o projeto também se propõe a desenvolver atividades focadas na capacitação e difusão científica. Inicialmente, haverá capacitações em 81 municípios do Estado de Pernambuco situados na I, IV, V e VIII Gerência Regional de Saúde, com a perspectiva de ampliar para demais áreas.

O projeto envolve colaboradores do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFPE), do curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE), da Universidade de Pernambuco (UPE), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), do Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz (IAM/Fiocruz) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O professor Pedro Israel Cabral de Lira, do Departamento de Nutrição do CCS, coordena o EcoaSUS-PE.

Data da última modificação: 15/06/2020, 17:16