Voltar

Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva da UFPE volta a agendar exames de DNA

Contatos para a realização de teste devem ser feitos exclusivamente via WhatsApp institucional

O Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (Labbe) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) retomou o agendamento de exames de DNA. O Labbe é o único laboratório de Pernambuco que realiza todos os procedimentos associados a esse tipo de exame, que vão desde a coleta das amostras biológicas até a genotipagem, análises estatísticas e emissão dos laudos técnicos referentes aos testes demandados pelos usuários do serviço. Os contatos para a realização de teste devem ser feitos exclusivamente via WhatsApp institucional, pelo número (81) 2126.8512. O canal também pode ser usado para dúvidas e sugestões.

Foto: Divulgação

Labbe tem capacidade para realizar pelo menos cem testes por mês

Em função das medidas de distanciamento social adotadas pela UFPE desde março, em atendimento às recomendações dos órgãos de saúde das esferas municipal, estadual e federal, o Labbe suspendeu todas as atividades presenciais relativas à realização dos exames de determinação de vínculo genético. A partir do abrandamento da pandemia da Covid-19, o laboratório deu início à retomada paulatina das atividades do serviço de determinação de vínculos genéticos. Os usuários estão sendo informados acerca das medidas preventivas que estão sendo praticadas, a fim de garantir a segurança da equipe do Labbe e dos usuários que a ele recorrem para realização dos exames de DNA.

“A realização de exames de determinação de vínculo genético representa um dos bons exemplos de aplicação direta dos conhecimentos gerados pelos docentes, técnicos, pós-doutorandos e estudantes de graduação e de pós-graduação da UFPE em prol da comunidade pernambucana. Por depender de forte embasamento científico para a sua execução, a realização desta ação extensionista propicia, além dos inegáveis benefícios sociais a ela inerentes, uma excelente oportunidade de formação de recursos humanos de alto nível nas áreas de Genética de Populações, Genética Molecular, Genética Humana, Bioinformática e Genética Forense, fazendo da UFPE uma das principais referências científicas nacionais nestas áreas de conhecimento”, afirma o professor Valdir Balbino, do Departamento de Genética e chefe do laboratório.

SERVIÇO – De acordo com o professor, o laboratório presta serviços à toda a comunidade do Estado de Pernambuco, havendo a denominada demanda privada (exames realizados para atender às necessidades de pessoas físicas, que incluem casos judiciais e espontâneos) e aquela que é atendida através de convênios (com o Ministério Público do Estado de Pernambuco, por exemplo) ou de parcerias com os Conselhos Tutelares do Estado de Pernambuco. 

Para os casos encaminhados pelos Conselhos Tutelares, o laboratório concede desconto de 50%, desde que as partes consigam comprovar documentalmente que não dispõem de recursos para o pagamento do valor integral do exame demandado. Também são concedidos descontos de 50% para docentes, técnicos administrativos e estudantes da UFPE, desde que comprovem as suas respectivas vinculações institucionais.

O convênio com o MPPE está em fase de renovação, devendo estar novamente disponível à comunidade no final do mês de setembro. Ele terá duração de cinco anos e prevê a realização de, pelo menos, 360 casos anuais, com encaminhamento feito exclusivamente pela Subprocuradoria Geral de Justiça do MPPE. “Os usuários devem, portanto, buscar aquela instância para solicitar atendimento. Uma vez reconhecida a pertinência da solicitação, a Subprocuradoria Geral de Justiça encaminha a demanda ao Labbe, que assume a responsabilidade de agendar os procedimentos de coleta e de toda a gestão dos casos, que culmina com o envio dos laudos técnicos ao Ministério Público do Estado de Pernambuco”, explica o professor.

CAPACIDADE – O Labbe dispõe de todos os recursos técnico-científicos necessários para a realização dos exames de DNA, incluindo aqueles mais comuns (determinação de paternidade ou de maternidade), a partir da análise do material genético de indivíduos vivos, e os tecnicamente mais complexos, como aqueles que envolvem a análise de casos nos quais o suposto pai é falecido ou se encontra em paradeiro desconhecido. Com a estrutura atualmente disponível, a capacidade mensal de atendimento do laboratório é da ordem de, pelo menos, cem casos, assumindo prazos de entrega de, no máximo, 30 dias corridos a partir da data da coleta do material biológico dos clientes.

Mais informações
Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (Labbe)

(81) 2126.8512 (WhatsApp)

Data da última modificação: 14/09/2020, 17:12