Voltar

Grupo da UFPE é premiado em congresso de anatomia

Pesquisa foi desenvolvida no Serviço de Neurocirurgia do HC e concorreu com 265 trabalhos

Uma equipe de pesquisadores da UFPE recebeu menção honrosa pelo trabalho intitulado “Volume da ínsula em indivíduos saudáveis: comparação entre gêneros, idades e hemisférios cerebrais”, no Congresso Brasileiro On-Line de Anatomia Humana (Anatomics). O resumo foi apresentado pelo professor Carlos Vasconcelos, do Departamento de Nutrição, que representou os demais autores da pesquisa: Ana Flávia Alves de Andrade, Valéria Paula Sassoli Fazan e Marcelo Moraes Valença. O evento foi realizado em Campina Grande (PB) de 24 a 26 de julho.

“Trata-se de um trabalho inédito desenvolvido no Serviço de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da UFPE. Entre 265 trabalhos enviados, ganhamos o prêmio na área anatomia radiológica. Pretendemos publicá-lo em breve em uma revista de alto impacto”, explica Vasconcelos.

A pesquisa faz parte dos resultados da dissertação da egressa do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, desenvolvida sob orientação do neurocirurgião e professor Marcelo Moraes, do Departamento de Neuropsiquiatria. O trabalho contou, inicialmente, com a colaboração da professora Paula Rejane Beserra Diniz, do Departamento de Medicina Clínica e, atualmente, tem a colaboração da anatomista e neurologista e professora Valéria Fazan, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

PESQUISA – A ínsula é um lobo cerebral com muitas funções importantes relacionadas com a linguagem, regulação visceral motora e sensitiva, comportamento alimentar, memória, dor, controle cardiovascular, emoção e outras ainda desconhecidas. Nesse estudo, foram avaliados 58 indivíduos saudáveis (30 homens). A partir da análise das imagens de ressonância magnética do encéfalo, foi observado que ocorre uma perda do volume absoluto da ínsula com a progressão da idade, uma assimetria do volume absoluto da ínsula entre os hemisférios cerebrais em ambos os gêneros (ínsula esquerda maior do que a direita).

O volume absoluto da ínsula é maior no sexo masculino; entretanto, o volume percentual, corrigido pelo volume intracraniano, é maior no sexo feminino. Os pesquisadores observaram uma correlação linear positiva entre o volume intracraniano e o volume da ínsula em ambos os gêneros. Esses resultados sugerem que provavelmente existem diferenças anatômicas distintas com distinta funcionalidade.

Data da última modificação: 12/08/2020, 16:22