Informes do CCJ Informes do CCJ

Voltar

III Colóquio Internacional sobre Teoria Geral do Direito e Pragmatismo Jurídico

Vai ser um baita evento.

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco convida a comunidade acadêmica para participar, de 30 março a 1º de abril de 2017, do III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE TEORIA GERAL DO DIREITO E PRAGMATISMO JURÍDICO, organizado pelo Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco George Browne Rego, reconhecido pela doutrina nacional e internacional como pioneiro dos estudos de Pragmatismo Jurídico na América Latina.

 

A temática deste III Colóquio Internacional é : “Barreiras ao desenvolvimento institucional do Estado e do Direito: uma análise pragmática”. O Pragmatismo Filosófico será explorado como método de análise das barreiras éticas, políticas, econômicas que repercutem no funcionamento do Estado e do Direito. Nesse contexto, a investigação pragmática dos desenhos institucionais reais e não meramente aparentes importa para compreensão de como o Direito pode reduzir os custos de transação, incentivar a cooperação e reduzir a pobreza das nações. Para essa proposta, o Colóquio contará, além de renomados professores nacionais, com a presença de professores internacionais que deixaram um forte legado a partir da inovação em suas pesquisas, com enfoque pragmático.

 

Entre os convidados que já estão em Recife, tem-se o Professor alemão Hans-Bernd Schäfer, que inaugurou na Europa a linha de pesquisa sobre Direito e Desenvolvimento, com os estudos pragmáticos em Law and Economics. É também autor do famoso livro Solomon's Knot: How Law Can End the Poverty of Nations, publicado em co-autoria com Robert Cooter, cuja qualidade tem suscitado as suas respectivas indicações para concorrer ao prêmio Nobel em Economia.

 

Outro legado de grande relevância na área como pesquisador sênior é o professor Frederic Kellogg, que é experiente professor e pesquisador americano da George Washington University na área de Pragmatismo Jurídico, com vasta publicação na temática, e reconhecido internacionalmente como um dos maiores estudiosos de Oliver W. Holmes Jr na atualidade. A participação do Professor Kellogg se reveste, ainda, de significado histórico especial que precisa ser registrado, pois ele foi um dos co-fundadores do novo “Center for Law and Pragmatism” no Brasil, assim por ele batizado no Recife, o qual representa o grupo de pesquisa sobre Pragmatismo Jurídico, liderado pelo Professor George Browne no país e registrado no CNPq, intitulado “Fundamentos e Métodos do Pragmatismo: uma abordagem interdisciplinar dos fenômenos jurídicos”. Professor George inovou os estudos sobre o Pragmatismo na UFPE através da disciplina “Fundamentos Epistemológicos e Pragmatismo no Direito” que criou e ministrou no Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Direito. Muitos intercâmbios internacionais de professores, pesquisadores e estudantes tiveram lugar como frutos dos trabalhos do grupo de pesquisa, liderado pelo experiente Professor George Browne.

 

Participará também do Colóquio, o Professor Anthony W. Pereira da King’s College London, diretor do King’s Brazilian Institute. Ele foi Professor visitante do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPE e é um brasilianista que vem a longo tempo estudando a realidade brasileira do ponto de vista social e político. A relevância de sua participação consiste em expor a realidade brasileira ao olhar crítico de um especialista internacional que há muito vêm se dedicando a compreender as peculiaridades e idiossincrasias da cultura e do Estado brasileiro. A proposta pragmática do Colóquio pressupõe uma abordagem interdisciplinar dos problemas.

O evento é organizado em parceria com Instituto George Browne e Faculdade Damas, com o patrocínio das seguintes instituições:  Fundação de Amparo à Ciência e à Pesquisa do Estado de Pernambuco/FACEPE, do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas/IPESPE, da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco/FACESF, do Ser Educacional, da ESA - Ordem dos Advogados do Brasil, do Tabelionato Figueiredo Cartório 8º Ofício de Notas e Prata da Casa.

 

As inscrições para o Colóquio Internacional podem ser feitas pelo site http://www.faculdadedamas.edu.br/ até do dia do evento.

 

Os Professores Hans-Bernd Schäfer e Anthony Pereira ainda colaborarão, em cooperação com o Programa de Pós-graduação em Direito e de o Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPE, com dois minicursos abertos à comunidade acadêmica.

 

No dia 03/04/2017, às 18h30, no Espaço Memória da Faculdade de Direito da UFPE, o Professor Hans-Bernd Schäfer falará sobre Direito, Desenvolvimento e Reforma, trabalhando o capítulo 14 do seu livro “Solomon’s Knot: How Law can End the Poverty of Nations”.

 

No dia 04/04/2017, às 15h00, no Departamento de Ciência Política da UFPE, o Professor Anthony Pereira trabalhará o Pensamento de Huntington, Descompressão no Brasil, Democratização e Economia Política das ideias em Ciência Política.

 

Para maiores informações sobre o minicurso e leitura complementar, entrar em contato com a Professora Flavianne Nóbrega da Faculdade de Direito da UFPE e o Professor Ernani Carvalho do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPE.

Data da última modificação: 31/03/2017, 11:47