Informes do CCJ Informes do CCJ

Voltar

Doutoranda da UFPE representará o Brasil na Cúpula Jovem dos Brics

A doutoranda Mariana Yante no Programa de Pós-Graduação em Direito na UFPE e na Wuhan University (China) e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Ásia da UFPE foi selecionada para compor a delegação do Brasil na Cúpula Jovem dos Brics, em Beijing. A terceira edição do evento, que ocorrerá na capital chinesa de 24 a 28 deste mês, serve como evento preliminar à Cúpula dos Brics, que está marcada para setembro em Xiamen.

Mestra em Ciência Política também pela UFPE, Mariana vai participar da iniciativa do governo chinês que tem como objetivo engajar jovens do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – os cinco países que compõem o grupo – em torno de questões relacionadas a governança global e cooperação internacional visando ao fortalecimento do bloco. 

A participação brasileira está sendo coordenada pelo programa Diplomacia Civil, do Instituto Global Attitude, organização da sociedade civil que atua na promoção de experiências internacionais a jovens de todo o país. Além da hospedagem e de acesso completo aos painéis do fórum, o programa inclui uma série de visitas culturais e atividades paralelas ao evento. Ao final da conferência, será assinado um Plano de Ação que ratificará as diretrizes de implementação da cooperação entre os países reforçando o papel da juventude para o futuro do bloco.

“O fórum representa um importante evento da agenda global de desenvolvimento e fortalece um bloco de países que, apesar de terem crescido a um ritmo mais reduzido nos últimos dois anos, correspondem a mais de 40% da população e já detém mais de um quarto do PIB mundial. Por isso, são países que buscam ter uma voz mais ativa e influente no cenário internacional. E a juventude possui um papel importantíssimo nesse processo”, afirma Rodrigo Reis, diretor executivo do Instituto Global Attitude e chefe da delegação brasileira no evento.

Mais informações
Assessoria do Instituto Global Attitude
Guiherme Schroeder
(11) 9 3803.5738
guilherme@globalattitude.org.br

Data da última modificação: 24/07/2017, 07:45