Três cursos da UFPE conquistam cinco estrelas (excelente) no Guia da Faculdade 2021

Resultados foram publicados no dia 24 de outubro

Três cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistaram cinco estrelas (máximo) na avaliação do Guia da Faculdade 2021, do jornal O Estado de S. Paulo e da startup da área educacional Quero Educação. Os resultados foram divulgados, no dia 24 de outubro, e incluem instituições de Ensino Superior públicas e privadas de todo o Brasil.

Os três cursos da Universidade com cinco estrelas (excelente) são: Física – Bacharelado (Campus Recife), Sistemas de Informação (Campus Recife) e Comunicação Social (Campus Caruaru). Outros 60 cursos da UFPE ficaram com quatro estrelas (muito bom), e 15 cursos receberam três estrelas (bom).

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do guia colhe a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

São mais de nove mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Trata-se de um trabalho voluntário, sem remuneração. Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores.

Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso, nos quesitos projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

A maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2021 é a média das notas intermediárias restantes. O resultado numérico de 2021 (com peso 3) é somado ao resultado numérico de 2020 (peso 2) e ao resultado de 2019 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso. Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.

Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.

Data da última modificação: 01/12/2021, 08:15