Cerimônia marca inauguração da ampliação do bloco A do Centro de Ciências Exatas e da Natureza

Foi inaugurada, em cerimônia restrita a poucos convidados, a ampliação do bloco A do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento ocorreu na tarde de ontem (19) e contou com a presença do reitor Alfredo Gomes, do diretor do CCEN, Marcelo Navarro, e da vice-diretora eleita Carla Rego Monteiro, entre outros nomes.

Foto: Anderson Lima

Centro conta com mais 44 gabinetes e quatro salas

A obra teve como objetivo atender à crescente demanda por espaço físico destinado aos gabinetes de professores. Além de 44 gabinetes, o espaço conta ainda com duas salas de reunião e duas salas de convivência, totalizando 1.806,30 metros quadrados. “A inauguração desse espaço traz melhores condições de trabalho para o conjunto do corpo docente do Departamento de Matemática e também de Estatística, sendo também fundamental para a boa qualidade do trabalho de extensão e, sobretudo, de pesquisa”, afirmou o reitor Alfredo Gomes sobre a ampliação.

O terceiro pavimento do bloco A foi construído levando em conta a abundante iluminação e ventilação naturais por meio de amplas esquadrias, que contribuem para a redução do consumo de energia elétrica. Segundo o professor Marcelo Navarro, diretor do CCEN até hoje (20), o espaço foi ampliado em praticamente 25%, o que permitirá atender tanto os professores como os estudantes, quando houver o retorno para as atividades presenciais. “Era uma demanda antiga dos dois departamentos, porque, nos últimos dez anos, tanto a Estatística e a Matemática ampliaram bastante o número de alunos”, afirmou o diretor. O valor investido foi de R$ 6.907.775,20, oriundos de recursos do Tesouro/Próprio.

Para a professora Carla Regina Monteiro, chefe do Departamento de Estatística e vice-diretora eleita do CCEN, a ampliação foi de grande importância para os dois departamentos e também para o CCEN ao possibilitar espaços nos quais os professores podem trabalhar e atender os estudantes da graduação e da pós-graduação com tranquilidade. “Com esses gabinetes novos, outros espaços foram liberados para os alunos. Então, criamos salas de estudos, copas, porque eles passam o dia inteiro aqui e não tinham um espaço para descansar, guardar seus pertences e descansar”, disse Carla Monteiro, que acredita que a ampliação irá contribuir ainda para elevar a qualidade dos cursos.

A cerimônia de inauguração do bloco A do CCEN contou ainda com a presença dos pró-reitores de Planejamento, Orçamento e Finanças, Daniel Lago, e de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; do superintendente de Infraestrutura, Carlos Falcão; do professor Eudes Naziazeno Galvão, coordenador do Bacharelado em Matemática; do professor Gauss Cordeiro, do Departamento de Estatística; e de Cláudia Bezerra da Silva, representando os técnicos em educação; entre outros presentes ao evento.

Data da última modificação: 21/05/2021, 17:32