Grupo de pesquisa Suprammat da UFPE aprova projeto em chamada do CNPq

O grupo de pesquisa em Materiais Multifuncionais e Supramoleculares (Supramolecular and Multifunctional Materials - SupraMMat) da UFPE aprovou projeto no Programa MCTI de Inovação em Grafeno, InovaGrafeno-MCTI, chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 22/2022. O programa visa apoiar a realização de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a implementação de iniciativas de aplicação na sociedade de soluções tecnológicas e empresariais utilizando o grafeno e materiais 2D à base de carbono, nas fronteiras da física, química, ciências da saúde e engenharias.

O grupo é coordenado pelos professores Bráulio Silva Barros, do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec), do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), e Joanna Elzbieta Kulesza, do Departamento de Química Fundamental (DQF), do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE. A equipe executora do projeto é composta por pesquisadores da UFPE, mas também da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Gdansk University of Technology (GUT) na Polônia.

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de bioderivados de grafeno, tal como o óxido de grafeno obtido de forma sustentável, para utilização no setor agrícola visando aumento de produtividade em culturas de interesse regional.

Professor Bráulio Silva Barros
Departamento de Engenharia Mecânica – Demec