Voltar

Seminário de Óptica da terça-feira, 25 de junho

O Seminário de Óptica da terça-feira, 25 de junho (14 horas, no Auditório do DF/UFPE) será apresentado pelo doutorando Alyson Carvalho (Departamento de Física / UFPE).

O Seminário de Óptica da próxima terça-feira, 25 de junho (14 horas, no Auditório do DF/UFPE) será apresentado pelo doutorando Alyson Carvalho (Departamento de Física / UFPE).
 
Título: Rota para absorção de fótons individuais ultracurtos por um vapor atômico
 
Resumo: Memória quântica é um termo abrangente empregado em uma ampla classe de pesquisas ligadas por um tema comum da interface coerente entre a luz e a matéria. Nesse contexto, o armazenamento de fótons individuais gerados a partir de uma fonte SPDC apresenta grande potencial para promover avanços significativos na área de Informação Quântica. O desafio primário é a incompatibilidade entre as larguras de banda desse fóton (~10 THz) e da maioria dos gases atômicos (~10 GHz) usados como memória. Neste seminário, apresentaremos nossos primeiros resultados na direção do desenvolvimento de protocolos de memórias para fótons individuais ultracurtos. Mostraremos a abordagem experimental e teórica empregados para fazer um meio atômico de banda estreita (frequência específica) absorver com eficiência um fraco pulso de luz ultracurto. Para isso aplicaremos um campo de controle intenso, para conduzir uma transição de dois fótons, junto com um campo de sonda fraco em uma célula contendo vapor de rubídio aquecido. Descreveremos o processo de medida para pequenas absorções do pulso de sonda ~0,3%, além de ajustes em vários parâmetros do problema que podem refletir no aumento desse número. Mostraremos também como produzir fótons individuais sinalizados, a partir de uma fonte de pares de fótons baseada em conversão paramétrica descendente em um cristal com não-linearidade de segunda ordem periodicamente polarizado.
Data da última modificação: 25/06/2019, 11:18