Voltar

Projeto RareDep e UFPE promovem workshop em novembro

A participação brasileira é coordenada pelo professor Pablo Rodriguez, do Departamento de Estatística

O projeto de pesquisa “Rare events analysis in multi-component systems with dependent components (RareDep)”, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE, promove workshop de 18 a 20 de novembro. O evento, de tema “Mathematical and Computational Modelling of Rare Events in Complex Systems”, será realizado nas instalações do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e do Centro de Informática (CIn). As inscrições são on-line e devem ser feitas no site. 

O workshop é resultado de uma de cooperação internacional em ciência e tecnologia entre França, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. A participação brasileira é apoiada pela Capes e é coordenada pelo professor Pablo Rodriguez, vinculado ao Departamento de Estatística e ao Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE.

O projeto RareDep, no qual participam docentes do Departamento de Estatística e da Pós-Graduação em Estatística da UFPE, vem tentando responder a dois problemas fundamentais da área: o uso de componentes independentes na construção dos modelos probabilísticos e o uso de técnicas de Monte Carlo.

A importância deste evento a ser realizado na UFPE coloca a comunidade científica do Nordeste e a UFPE na rota mundial das pesquisas de fronteira em sistemas complexos e análise de risco, principalmente no que tange a análise de eventos raros. “Trata-se de uma oportunidade única de internacionalização, divulgação científica e de inserção, sendo que estudantes, pesquisadores, empresas e público interessado possa ter contato com os mais recentes avanços na pesquisa de modelagem de eventos raros, tópico de grande aplicabilidade na Física, Computação, Engenharia, Finanças, Biologia, Economia, entre outras” afirma o professor Pablo Rodriguez.

Data da última modificação: 22/10/2019, 16:30