Professor da UFPE fica em 1º lugar em ranking de melhores cientistas de Matemática

Listagem tem como base um exame de mais de 3.707 cientistas no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph

O professor titular do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Gauss Cordeiro é citado em 1º lugar no ranking de melhores cientistas em Matemática do Brasil publicado pelo portal de pesquisa Research.com. O ranking contém valores de índice h (utilizado na medição do impacto e produtividade de pesquisadores), citações e publicações coletados em 6 dezembro de 2021. A listagem tem como base um exame de mais de 3707 cientistas no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph.

Gauss explica que o Research.com é um dos principais sites de pesquisa em Matemática que oferece dados confiáveis sobre contribuições científicas. “Nesse ranking, foi adotado o índice h, que é o maior número inteiro tal que h artigos tenham pelo menos h citações cada. Por exemplo, se um autor tem sete publicações com 9, 7, 5, 4, 3, 3 e 2 citações (ordenadas da maior para a menor), então o índice h dele é 4, porque tem quatro publicações com 4 ou mais citações”, exemplifica.

O limite do índice h foi definido como 30 se a maioria das publicações do cientista for da área de Matemática. A plataforma chegou, assim, aos mil matemáticos mais renomados segundo a métrica. Dentre eles, figuram 21 brasileiros, listagem em que Gauss se classifica em 1º lugar, com um h=66, 13.710 citações e 399 artigos científicos publicados. O cientista mais citado na área de Matemática no mundo inteiro é Barry Simon, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos) com um índice h= 113.

CURRÍCULO – Gauss Cordeiro é matemático pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde se graduou em 1973, e engenheiro civil formado pela UFPE em 1974. Concluiu o doutorado em 1982 no Departamento de Matemática do Imperial College (Londres) na área de Estatística. Fez pós-doutorado na Universidade de Londres, entre 1986 e 1987, e no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) entre 1990 e 1992. Publicou até agora 433 artigos em periódicos internacionais de Estatística com sistemas de revisores e orientou 59 alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de probabilidade e estatística com ênfase em Inferência Paramétrica e atua, principalmente, com os temas distribuições de probabilidade e teoria assintótica.

Data da última modificação: 03/03/2022, 17:48