Pós-Graduação em Química promove webcolóquio sobre contribuições da química na agropecuária brasileira amanhã (26)

O evento será transmitido via Microsoft Teams, a partir das 15h

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPE promove amanhã (26) um colóquio on-line sobre as contribuições da química na agropecuária brasileira. O evento será transmitido via Microsoft Teams, a partir das 15h. Intitulado “Contribuições da química no desenvolvimento da agropecuária no Brasil”, o colóquio será apresentado pela pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Paula Tereza de Souza e Silva.

Paula Tereza de Souza e Silva é bacharela em Química pelo Departamento de Química Fundamental da UFPE (1999) e mestra em Química pela mesma Universidade (1999). É doutora com dupla titulação “cotutela” entre o Departamento de Química fundamental da UFPE e Institut National Polytechnique de Lorraine França (2007). Possui pós-doutorado pelo Institut National Polytechinique de Lorraine França (2008). Tem experiência na área de Química com ênfase em Química Analítica, Ambiental e Engenharia ambiental. Atualmente, é pesquisadora da Embrapa na área de química ambiental.

Resumo

A agricultura brasileira é reconhecida no mundo pela alta produção de grãos, frutas, hortaliças, olerícolas, carnes, fibras, bioenergia além de empregos. Atualmente, essa atividade é um dos setores que mais contribui para o crescimento econômico do país, embora existam desafios importantes em relação à preservação dos recursos naturais. No Nordeste, o Vale do São Francisco é um dos polos agrícolas que tem contribuído com o avanço da agricultura irrigada no Brasil, principalmente em relação à produção de manga e uva, visando o mercado interno e externo. Nessa região, a Embrapa Semiárido (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vem desenvolvendo pesquisas direcionadas para a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola no Semiárido brasileiro, nas áreas de agropecuária dependente de chuva, agricultura irrigada e recursos naturais. Nesse colóquio, será explanado como a química poderá contribuir para adoção de uma agricultura mais sustentável, empregando menos insumos e com isso minimizando os riscos à saúde e ao meio ambiente e investimentos em ciências e tecnologia no país para garantia do ensino público de qualidade.

Data da última modificação: 25/05/2021, 17:22