Pós em Química promove webcolóquio sobre a aplicação da espectrometria de massas na análise de produtos naturais

O palestrante é o professor Norberto Peporine Lopes, da FCFRP-USP

Na tarde de amanhã (12), o Programa de Pós-Graduação de Química irá promover mais uma edição do seu webcolóquio. No evento, o professor Norberto Peporine Lopes, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (FCFRP-USP), irá palestrar sobre a aplicação da espectrometria de massas na análise de produtos naturais. A apresentação será transmitida a partir de 15h, através da plataforma Microsoft Teams e estará aberta a todos os públicos.

Norberto Peporine Lopes é farmacêutico, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutor em Química pela USP. Atualmente, além de professor da FCFRP-USP, é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais e Sintéticos e da Central de Espectrometria de Massas de Micromoléculas Orgânicas. Realizou estágios de curta duração na Alemanha (University of Tunbigen), Estados Unidos (Washington State University) e Reino Unido (University of Bristol).

O docente desenvolveu seu pós-doutoramento em Espectrometria de Massas de Produtos Naturais na Universidade de Cambridge (UK) e atuou como professor convidado em Espectrometria de Massas na Universidade de Muenster (Alemanha). Publicou mais de 420 artigos científicos e recebeu oito prêmios, com destaque para as Medalhas da BrMASS e Fernando Galembeck da SBQ. Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais e Espectrometria de Massas. Atualmente é editor do Rapid Communication in Mass Spectrometry (Wiley), Planta Médica (GA) e Scientific Reports (Nature Publishing Group) e OMEGA-ACS (American Chemical Society).

Resumo

Plantas, animais e microrganismos emitem, detectam e respondem a um número incrível de sinais químicos. Os avanços na espectrometria de massas permitiram análises de produtos naturais em vários níveis, incluindo análises metabolômicas complexas. Nesta palestra, iremos descrever os mais recentes desenvolvimentos analíticos em metabolômica aplicando exemplos da biodiversidade brasileira.

(81) 2126.8402/(81) 2126.8448

pgquimica@ufpe.br