Voltar

Departamento de Física da UFPE promove webcolóquio sobre o Espaço Ciência

O evento acontece na sexta-feira (10), via Google Meet

O Departamento de Física da UFPE promove na próxima sexta-feira (10), às 16h, o webcolóquio “Espaço Ciência: oásis de conhecimento, diversão e cidadania”, com apresentação do professor Antonio Carlos Pavão, do Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE. O webcolóquio acontece via plataforma Google Meet. Os organizadores do evento pedem para que os interessados entrem na sala virtual com o microfone desligado e pelo e-mail institucional (@ufpe.br).

O professor Antonio Carlos Pavão, formado no IQUSP, é professor do DQF da UFPE, onde desenvolve pesquisa em Química Teórica. Tem uma produção variada e independente nas áreas de estrutura eletrônica de materiais, catálise, magnetismo, supercondutividade, carcinogênese química, química de quarks, dentre outras. Há cerca de 30 anos, é diretor do Espaço Ciência, o museu de ciência de Pernambuco, onde desenvolve uma intensa atividade em educação e divulgação científica.

Resumo

O Espaço Ciência, o museu de ciência de Pernambuco, dispõe de uma museografia evoluída para o conceito em que o desejo de conhecimento requer o envolvimento emocional e racional com seu acervo. Essencialmente, as coleções do Espaço Ciência são os fenômenos produzidos pelos experimentos que compõem o seu discurso expositivo. Ou seja, a peça que está em exposição não tem valor de objeto, é apenas um veículo para explicar uma parte da realidade, um pedaço da história, um conceito científico, um fenômeno ou qualquer outro assunto que se considere de interesse. Mais que um museu, o Espaço Ciência hoje é um complexo, desenvolvendo ações que extrapolam os limites de sua sede. Além da visitação, atualmente com mais de 100 mil visitantes/ano, ainda administra o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda; desenvolve o programa itinerante Ciência Móvel, que já percorreu mais de 80% das cidades de Pernambuco para levar um pouco do museu até elas; realiza a Ciência Jovem, uma das maiores e mais longevas feiras de ciência no país; coordena, com destaque no país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco; e promove ações sociais para inclusão de comunidades e jovens de baixa renda. Assim, além das narrativas expositivas capazes de gerar diálogos e reflexões sobre as relações entre a ciência e a sociedade, o Espaço Ciência se une aos educadores, instituições de ensino, organizações sociais e investe em estratégias diferenciadas para se tornar um oásis de conhecimento, diversão e cidadania acessível a todos e todas. Neste seminário, serão detalhados esses diversificados eixos de ação, não apenas para reafirmar o papel de difusão do conhecimento do museu, mas também reivindicando um protagonismo na transformação social por meio da democratização do acesso ao saber científico.

Data da última modificação: 08/06/2022, 15:46